davidovich_crop.jpgA abertura do maior evento anual da Academia Brasileira de Ciências (ABC) foi realizada no Museu do Amanhã, na manhã de 8 de maio. O presidente da ABC, Luiz Davidovich, referiu-se ao tema escolhido para este ano, dizendo que proposta era “ouvir e refletir sobre o que está acontecendo no mundo em termos de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) para que possamos pensar, planejar e efetivar melhor este caminho em nosso país.”

Ele apresentou ao público as novas publicações da ABC, disponíveis no site da ABC: o Relatório de Atividades 2017; o Anuário dos Novos Membros, eleitos em dezembro de 2017 e empossados em 9 de maio; o livreto “Repensar a Educação Superior no Brasil”, complementar ao publicado em 2004 sobre o mesmo tema; “Desafios da Educação Técnico-Científica no Ensino Médio”; o documento da ABC para os candidatos à Presidência da República, intitulado “Ciência, Tecnologia e Economia: Qualidade de Vida para o Brasil”; e o livro resultante da mobilização de 150 cientistas de excelência do país para a elaboração de um “Projeto de Ciência para o Brasil”.

Foi lançado então o primeiro vídeo do projeto “Ciência Gera Desenvolvimento”, sobre as descobertas da engenheira agrônoma Johanna Döbereiner. A iniciativa, conduzida pela diretora da ABC Márcia Barbosa, prevê a criação uma série de vídeos curtos e dinâmicos que mostrem, com exemplos reais, como a ciência pode ser traduzida em benefícios palpáveis para todo um país.

Davidovich agradeceu ao coordenador do evento, o Acadêmico José Roberto Boisson de Marca, por sua intensa dedicação à organização da Reunião, e lhe passou a palavra.

boisson-3.jpg Boisson conclamou os cientistas e estudantes presentes a enfrentar a política de cortes no orçamento de ciência, tecnologia e inovação com persistência. “Os governantes atuais, em diferentes níveis, tem cortado drasticamente os investimentos no futuro, os investimentos nas próximas gerações, os investimentos em educação, ciência e tecnologia. Apesar desse momento adverso, nós temos que continuar imaginando e construindo um futuro que ofereça uma melhor qualidade de vida para todos os nossos cidadãos.”

O coordenador destacou a importância de encontrar soluções para a sustentabilidade das cidades, a desigualdade social, a segurança, a conservação do meio ambiente, o crescimento populacional. “Tudo isso depende fundamentalmente de avanços científicos e tecnológicos que, se forem usados com sabedoria e ética, podem gerar poderosas ferramentas para suplantar os desafios atuais e os que estão por vir.”

Veja tudo sobre a Sessão Solene de Posse dos Novos Membros da ABC.

Saiba mais sobre as sessões temáticas e conferências em breve, no site da ABC.