O Projeto ”VerCiência – Mostra Internacional de Ciência na TV” comemora duas décadas de realização em 2014, mesmo ano em que o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro celebra os seus 25 anos de existência. É a parceria mais longa na história da instituição. A mostra, que tem entrada franca, realiza a sua 20ª edição entre os dias 15 e 26 de outubro, no CCBB-Rio.

A mostra é também realizada em outras 9 instituições de divulgação de ciência da cidade e em mais 30 municípios do Rio de Janeiro, e ainda acontece simultaneamente em São Paulo, Brasília e mais 28 cidades.

”VerCiência” tem o patrocínio nacional da Petrobras e o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano tem como tema ”Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”.

A 20ª edição da mostra traz ao todo 102 programas de 13 países (Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Portugal, Irlanda, Áustria, Bélgica, Polônia, Japão, Chile, Argentina), selecionados pelos curadores Sergio Brandão e José Renato Monteiro.

 

Cena de ”Maquinas Podem Pensar como Nós?”. WGBH/Estados Unidos

 
Os programas estão agrupados em seis sessões temáticas: ”Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, com 36 títulos sobre o tema da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia; ”Sessão BBC”, a referência mundial em programas de ciência na TV, que este ano traz uma seleção exclusiva de episódios do programa ”Horizon”, celebrando os 50 anos de exibição na emissora britânica; ”Sessão WGBH”, com programação dedicada à produção da emissora da rede pública americana, que em 2014 completa 40 anos no ar; ”Ciência sem Fronteiras”, uma seleção de programas de produtoras independentes internacionais; ”Aventura da Ciência”, uma animada incursão ao mundo do conhecimento e da cultura científica; e ”Retrospectiva Ano 20”, uma seleção dos programas mais representativos apresentados pela Mostra, desde 2000.

 

Destaques da programação

Da safra da BBC, destacam-se os programas ”Combatendo os Hackers”, que investiga o mundo obscuro e sinistro dos hackers e suas incríveis manobras para roubar dinheiro e identidades e causar estragos na vida virtual das pessoas; e ”Coma, Jejue e Viva Mais!”, documentário na linha de um ”reality”, em que o apresentador (e médico) Michael Mosley testa em si mesmo a ”ciência do jejum” e relata como encontrou uma nova forma de fazê-lo que, além de benéfica, ainda lhe permite desfrutar dos prazeres da comida.

Do acervo da WGBH, destacam-se os documentários ”Supertufão Assassino”, registro do ciclone tropical Haiyan, o mais forte a atingir a Terra, em novembro de 2013. Com ventos de 200 km por hora, o supertufão destruiu milhares de casas, escolas, hospitais, varreu do mapa aldeias inteiras e deixou mais de cinco milhões de mortos e desabrigados; e ”Como Será Nosso Futuro?”, no qual o âncora David Pogue mostra como as tecnologias que vão transformar nossas vidas nas próximas décadas já estão tomando forma em laboratórios ao redor do mundo. Ele imagina como uma página do jornal ”The New York Times” poderá parecer daqui a 10, 20 ou 30 anos; e conversa com os cientistas da computação que trabalham para criar jogos de vídeo controlados pelo pensamento.

A Sessão ”Sessão Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social” traz ”A Verdade sobre a Comida”, uma discussão sobre os mitos correntes, que responde às perguntas mais comuns sobre o tema, além de mostrar o incrível e às vezes chocante efeito da comida no nosso corpo e o que cada tipo de alimento é capaz de provocar no nosso organismo. Outro destaque da sessão é ”Lixo dá Multa”, do Globo Ecologia (Canal Futura), que aborda de forma bem-humorada um assunto inédito: a aplicação e implicações da lei que multa quem joga lixo nas ruas do Rio de Janeiro. O programa tenta responder a uma curiosidade geral: ”O que acontece com o lixo quando o colocamos no lugar certo?” E acompanha a trajetória de uma garrafa pet desde quando é colocada em uma lixeira para coleta seletiva, até sua volta à cadeia produtiva, após reciclada.

Da sessão ”Aventura da Ciência”, destaca-se o documentário ”O Menino da Internet”, a história do jovem Aaron Swartz (1986-2013), programador, escritor e ativista norte-americano que acreditava na mudança radical do mundo através da internet e da computação. Réu de um processo criminal, por conta de seu ativismo, Aaron acaba cometendo suicídio. O programa traz entrevistas com sua família e amigos, e explora as questões do acesso à informação e as liberdades civis que guiaram seu trabalho.

A mostra também promove a ”Sessão Retrospectiva”, que reúne os programas mais emblemáticos exibidos nos últimos 15 anos, como ”Quem tem Medo de Bebês por Encomenda?”, que examina as verdades, fantasias, mentiras e distorções ligadas ao tema da manipulação de genes de bebês.

”VerCiência” chega à sua 20ª edição fiel ao seu objetivo original de promover a disseminação do conhecimento e da cultura científica pela televisão, em especial junto ao público jovem, trazendo informações sobre os mais recentes estudos e avanços da pesquisa científica e do desenvolvimento tecnológico mundial. ”O objetivo da mostra é, sobretudo, estimular o pensamento criativo e a visão crítica dos jovens, contribuindo para ampliar a compreensão da importância da pesquisa científica e tecnológica na nossa sociedade”, afirma José Renato Monteiro, Curador Nacional de ”VerCiência”.

A grade completa da mostra, com as sinopses e classificação indicativa de todos os programas, está disponível nos sites www.verciencia.com.br/mostra e www.bb.com.br/cultura.