A Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NAS) anunciou a eleição de seus novos membros e associados estrangeiros, oriundos de 14 países. Dentre estes, estão os Acadêmicos Ruth Nussenzweig, eleita como membro, e Vanderlei Bagnato, eleito como associado estrangeiro.
O seleto grupo de sete cientistas brasileiros já eleitos como associados estrangeiros da National Academy of Sciences inclui os Acadêmicos Aloisio Araujo (IMPA/FGV), Francisco Mauro Salzano (UFRGS), Iván A. Izquierdo (PUC-RS), Jacob Palis (IMPA), Luiz Davidovich (UFRJ), Sérgio Henrique Ferreira (USP) e Warwick E. Kerr (UFU).
Os pesquisadores são escolhidos em reconhecimento a sua destacada e contínua dedicação à pesquisa original. Com essa eleição, a NAS passa a ter 2.179 membros e 437 associados estrangeiros.
Sobre os eleitos
A bióloga Ruth Sonntag Nussenzweig nasceu na Áustria e emigrou para o Brasil ainda menina. Formou-se na Escola de Medicina da Universidade de São Paulo (USP),onde iniciou sua formação científica no Departamento de Parasitologia. Trabalhou vários anos no problema da transmissão da doença de Chagas, demonstrando que ela pode ser adquirida por transfusão sanguínea e que a adição de violeta de genciana ao sangue infectado previne a transmissão da doença. Realizou seu pós-doutoramento em bioquímica, no Collège de France. Posteriormente, foi trabalhar nos EUA, na Universidade de Nova Iorque (NYU), onde iniciou estudos relativos à resposta imune contra a malária. Fez uma grande descoberta, publicada na revista “Nature”, em 1967, demonstrando em animais de laboratório que era possível obter proteção contra o parasita causador da malária por meio da irradiação do micróbio. Desde 1984, é professora titular do Departamento de Parasitologia Médica e Molecular da NYU. Prestou consultoria à Organização Mundial de Saúde, entre outras, em atividades voltadas para o controle e a erradicação de doenças tropicais. Foi honrada com inúmeros prêmios, dentre os quais a Ordem Nacional do Mérito Científico, classe Grã-Cruz, da Presidência da República do Brasil (1998).
Vanderlei Salvador Bagnato concluiu o doutorado em Física no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Atua na área de física, com ênfase em física atômica e em aplicativos da óptica nas ciências da vida. Além disto, atua em áreas diversas, inclusive na área de inovação tecnológica, sendo o atual coordenador da Agência USP de Inovação. Orientou dissertações de mestrado e teses de doutorado nas áreas de física, odontologia e medicina. É membro da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS) e um dos dois únicos brasileiros membros da Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano, tendo tomado posse em 2012 pelas mãos do Papa Bento XVI.