Adolpho Melfi, Jacob Palis, Geraldo Duarte e Fernando de Queiroz

 

A Vice-Presidência Regional de São Paulo da Academia Brasileira de Ciências, encabeçada pelo Acadêmico Adolpho Melfi, e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP) organizaram, no dia 1º de novembro de 2011, a cerimônia de entrega de diplomas aos Membros Afiliados da Academia (quinquênio 2011-2015).

A primeira palestra do evento foi proferida pelo presidente da ABC, o matemático Jacob Palis, e intitulada “Olhando para o Futuro: Previsões e Incertezas”. Ele tratou de sua conjectura mais recente, referente aos atratores dos sistemas complexos.

A cerimônia de diplomação ocorreu a seguir, sendo a mesa composta pelo vice-presidente regional da ABC Adolpho Melfi, pelo presidente Jacob Palis, pelo professor titular do Departamento de Farmacologia FMRP/USP e Acadêmico Fernando de Queiroz Cunha e pelo vice-diretor da FMRP/USP, Geraldo Duarte.

Palis cumprimentou os presentes e se disse muito satisfeito em estar participando de mais uma cerimônia de diplomação de Afiliados da ABC, categoria criada em 2007 que vem oxigenando os quadros da ABC. “Além da excelência, a escolha desses Membros está vinculada às Vice-Presidências Regionais, ou seja, são pesquisadores que se destacaram em todas as regiões do Brasil

Dario Zamboni, Adolpho Melfi, Thiago Cunha, Jacob Palis, Antônio José Filho,
Sérgio Mascarenhas, Leandro Helgueira, Cristiano Cordeiro e Fernando de Queiroz

 

Em seguida, os novos Membros Afiliados da ABC apresentaram suas linhas de pesquisa. A palestra de Thiago Mattar Cunha – farmacologista da FMRP/USP – intitulava-se “Compreendendo os mecanismos da analgesia periférica”. O físico da Unicamp Cristiano M. B. Cordeiro falou sobre “Fibras óticas especiais, novas possibilidades”. Antônio José da Costa Filho, físico da USP de São Carlos, fez uma apresentação com as “Confissões de um elétron desamparado”; o químico da USP Leandro Helgueira Andrade tratou do tema “Explorando as enzimas como ferramentas sintéticas” e Dario Simões Zamboni, microbiologista e livre-docente da FMRP/USP, abordou “O reconhecimento de micróbios patogênicos por células do sistema imune”.

Conheça os cientistas de excelência, eleitos para os quadros da ABC pelos próximos cinco anos.

Antonio Jose da Costa Filho: A mistura entre física e biologia

Cristiano Monteiro de Barros Cordeiro: Expandindo a aplicabilidade das fibras ópticas

Dario Simões Zamboni: Divulgar ciência para atrair os melhores cérebros

Leandro Helgueira Andrade: Enzimas para reduzir a poluição industrial

Thiago Mattar Cunha: Entendendo a dor em prol da sociedade