
A ABC foi representada neste evento pela acadêmica Lucia Mendonça Previato, que em 2004 foi a vencedora do “For Women in Science LOreal-UNESCO Award”. O assessor da ABC, Marcos Cortesão, acompanhou a acadêmica na reunião. Em sua apresentação, Previato mostrou dados sobre a participação das mulheres na ABC, ressaltando que esta é uma questão que tem preocupado a diretoria da Academia brasileira. Não por outro motivo, em 2011 estará sendo constituído o Grupo de Estudos da ABC sobre Gênero e Ciência, que terá por propósito colaborar para a criação de um ambiente mais favorável à presença da mulher nas carreiras de C&T em nosso país. Previato também expôs a experiência brasileira com o Prêmio LOreal-UNESCO-ABC “Para Mulheres na Ciência”, que em 2011 terá a sua sexta edição.
Já Marcos Cortesão fez uma apresentação focada nas ações desenvolvidas pelo “Grupo de Trabalho – Para Mulheres na Ciência”, estruturado por IANAS em 2010. Resgatando o “Workshop on Women for Science”, promovido pela rede, na Cidade do México, em 2009, Cortesão descreveu como, a partir daquele evento, IANAS passou a desenvolver ações visando mobilizar as Academias de Ciências da região a se atentarem para a questão de gênero nas áreas de C&T. Destacando que muito havia sido feito num curto espaço de tempo, Cortesão concluiu afirmando que, dado o tamanho do desafio, ainda há muito por ser feito.
A reunião aprovou um ambicioso plano de ação, que deverá ser implementado nos próximos anos. Segundo Previato, “foram feitos comentários positivos sobre o crescimento científico no Brasil e a participação da Academia Brasileira de Ciências na visibilidade científica brasileira e no apoio que vem dando às demais Academias, através da IANAS e de outros Programas nacionais e internacionais”.
A Acadêmica afirmou também que, na segunda fase do encontro, foram discutidos itens de importância global, como educação, água e energia, e que a Coordenadora Geral do encontro, Dra. Johanna (Anneke) Levelt Sengers, apresentou uma visão bastante positiva.