A cerimônia de titulação dos novos Membros Afiliados da Região Nordeste foi realizada no auditório do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no dia 8 de março de 2010. A mesa da abertura foi composta pelo presidente da ABC Jacob Palis, o vice-presidente para a Região Nordeste Cid B. de Araújo, os Acadêmicos Jailson Bittencourt e João Lucas Barbosa e o vice-reitor da UFPE, Gilson Edmar Gonçalves.

Jailson Bittencourt, Jacob Palis, Gilson Edmar, João Lucas Barbosa e Cid Araújo
O matemático cubano Adán Fernández, o físico Leonardo Menezes, a bióloga Letícia Lotufo e a química Luciana Almeida apresentaram-se para o grupo de cientistas presentes, assim como os Afiliados Adriana Fontes (2008), Ernesto Raposo (2007) e Jorge Herbert de Lira (2008). Estavam na platéia os Membros Titulares Aron Simis, Celso P. de Melo, João Lucas Barbosa, Cid B. de Araújo, Jailson Bittencourt e Fernando Cardoso.
Cid Araujo, Jailson Bittencourt, Adán Fernández, Leticia Lotufo, Jacob Palis, Luciana Almeida,
João Lucas Barbosa, Fernando Cardoso, Celso Melo e Aron Simis
Física aplicada à saúde

A pesquisadora contou que a indicação para a ABC já rendeu bons frutos: foi indicada pelo ex-presidente do CNPq, o Acadêmico Erney Camargo, para participar do Encontro com Prêmios Nobel em Lindau, na Alemanha, agora em 2010. “Este evento aborda a cada ano uma área diferente da ciência, mas em 2010 será focado exatamente em trabalhos multidisciplinares. Acho que foi o que motivou a minha indicação, pois trabalho com física aplicada à biologia ou saúde”.
Neste período, integrou-se ao Instituto Nacional de Fotônica, coordenado pelo Acadêmico Cid B. de Araújo, e teve um projeto aprovado em edital da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), além de ter publicado alguns trabalhos e ter sido convidada ter sido convidada pelo Afiliado da ABC Cristiano Krug e Naira Balzaretti para dar uma palestra em Porto Alegre no Workshop CNANO/UFRGS.
Uma teoria matemática para determinar a estratégia de busca mais eficiente.

Raposo e alguns colegas desenvolveram uma teoria matemática em que são consideradas várias estratégias de busca e, dentre estas, se tenta determinar qual a mais eficiente. “Define-se o problema da seguinte forma: qual a estratégia de busca que leva ao maior número de encontros de sítios no menor percurso realizado? A teoria desenvolvida aponta para uma busca baseada em vôos de Lévy”, explicou o Acadêmico.
Em busca de equações que regem a formação de superficies

A forma dessa superfície, segundo o matemático, não é casual. Ela obedece a um equilíbrio, se estabelece de forma que a energia gasta seja a menor possível e respeite certas propriedades físicas, de caráter mecânico e termodinâmico. “Com tais restrições físicas e mecânicas, a superfície é desenhada de uma forma muito específica. Então, buscamos as equações que regem a formação dessas interfaces, que regem essa separação. São equações de evolução, já que essa membrana pode evoluir, mudar, com o tempo”. Para resolver essas equações, Lira explica que é necessário um estudo aprofundado que combina métodos computacionais e simulações numéricas com ferramentas analíticas.
Em sua palestra, apresentou resultados que asseguram a existência de soluções para estas equações, comprovando a possibilidade de determiná-las de modo explicito em casos relevantes. Este tema faz parte da pesquisa em métodos analíticos em Geometria Diferencial, realizada pela equipe de geômetras da Pós-Graduação em Matemática da UFC.
Conheça a seguir os novos Membros Afiliados da ABC-Nordeste, indicados no final de 2009.
