Consolidação da Ciência no Brasil é foco de simpósio no CBPF

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Ao longo de 2009, os 60 anos do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) têm sido lembrados com uma série de comemorações e eventos especiais, que ressaltam a importância da instituição e da contribuição de diversos de seus colaboradores para a formação de lideranças de pesquisa e para a consolidação da ciência no Brasil.

O Simpósio 60 anos do CBPF e a Gênese do CNPq segue esse espírito, com uma programação que reúne em 21, 22 e 23 de outubro físicos, sociólogos e historiadores da ciência. Os palestrantes vão discutir a importância de instituições científicas para o desenvolvimento dos países e debater sobre o contexto social, político e econômico em que se deu a fundação do CBPF e que possibilitou, com a criação do CNPq, o surgimento da estrutura político-administrativa da ciência no país.

Entre os palestrantes convidados para o Simpósio estão os Acadêmicos Evando Mirra, diretor da ABC, que falará sobre a história do CNPq e seu impacto na ciência brasileira; Fernando de Souza Barros, da UFRJ, que apresentará a palestra O CBPF e o laboratório de raios cósmicos de Chacaltaya; Ricardo Galvão, diretor do CBPF, que tratará da relação entre a instituição e a a inovação em Física; Walter Baltensperger, do CBPF, cuja palestra se intitula Um físico europeu no Brasil na década de 1950.

“Nossa ideia é que esse simpósio continue nos próximos anos, sempre tratando de temas relativos à formação da ciência no Brasil”, ressalta um dos organizadores, Antonio Augusto Passos Videira, do Departamento de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

O Simpósio 60 anos do CBPF e a Gênese do CNPq será realizado no Auditório João Alberto Lins de Barros, no CBPF, na Rua Dr. Xavier Sigaud, nº150, Urca, Rio de Janeiro. Confira a programação.