Com o tema Amazônia: Ciência e Cultura, será realizada a 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre os dias 12 e 17 de julho na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus.
A comissão de programação científica contou com o vice-presidente da ABC para a Região Norte, Adalberto Val (INPA) e o Acadêmico Pedro Leite da Silva Dias (LNCC). Diversos Acadêmicos participam como palestrantes ou coordenadores de sessão. Dentre os conferencistas, estão confirmados:
-
Adalberto Val – Amazônia- a Ciência dos Rios
-
Alaor Chaves – Perspectivas Regionais de Formação de Mão-de-Obra Científica Voltada para a Inovação
-
Ângelo da Cunha Pinto – A Química e as Plantas da Amazônia
-
Carlos Joly 3- O Modelo do Biota Fapesp
-
Carlos Nobre e Paulo Artaxo – O Aquecimento Global e a Amazônia
-
Dora Fix Ventura – Contaminação da Biota por Metais Pesados
-
Eliezer Barreiro e Adriano Andricopulo – Biodiversidade e Busca de Fármacos para Doenças Negligenciadas
-
Fernando Galembeck – Nanocompostos de Borracha Natural
-
Glaucius Oliva – Biologia de Sistemas e as Doenças Infecciosas de Ambientes Tropicais
-
Humberto Brandi – Metrologia e Inovação
-
Keti Tenenblat – Os desafios do Ensino de Matemática no Brasil
-
Luiz Antonio Barreto de Castro – Grandes Projetos Científicos Mobilizadores
-
Philip Fearnside – A Modernidade e o fim da Amazônia
-
Roberto Lent – Como Facilitar a Comunicação entre os Cientistas e a Mídia
-
Sérgio Henrique Ferreira – Entendendo a Dor e a Analgesia Periférica
-
Umberto Cordani – As Correlações Geológicas do Passado e o Papel do Continente Amazônia.
-
Wanderley de Souza – Metrologia para Biologia
Dentro da proposta de atividades Amazônia in loco, a mesa-redonda Gestão de Recursos Hídricos da Amazônia será realizada dentro de um barco, num percurso do porto de Manaus até o encontro das águas dos rios Negro e Solimões durante todo o dia 15/7, com participantes de diversas instituições da região. Já a mesa-redonda Gestão de Florestas Tropicais ocorrerá no Jardim Botânico Adolpho Ducke e discutirá o manejo e preservação da floresta, com visita guiada.
Haverá também no dia 15 uma homenagem ao falecido Acadêmico Crodowaldo Pavan, com depoimentos de diversos cientistas, entre eles o Acadêmico Marco Antônio Zago, presidente do CNPq, e Marco Antônio Raupp, presidente da SBPC.
Veja aqui a programação científica completa.
Atividades paralelas
Na área do estacionamento, com 6.000m² de pavilhões climatizados, ocorrerá a ExpoT&C 2009, com a participação de 120 instituições expositoras como Ministério da Ciência e Tecnologia (e seus institutos), Ministério da Defesa, Educação, Agricultura, Indústria e Comércio, Governo do Estado do Amazonas, Governo do Estado do Pará, Fundações de Apoio, agências de fomento, institutos de pesquisa, universidades públicas e privadas, Feira do Livro etc.
Destinada a alunos do Ensino Básico de escolas públicas e privadas, haverá a SBPC Jovem, que oferece uma programação dinâmica e propõe atividades que agregam informações de ciências, cultura e artes. As crianças de 6 a 10 anos poderão usufruir do Ateliê de Arte, Ciência e Tecnologia, com jogos lógicos, artes manuais geométricas, misturas de química e cor, entre outras atividades. Para os jovens dos 11 aos 18 anos foi criada a Conexão Ciência, com mini-cursos, apresentações curtas de alunos bolsistas envolvidos em projetos como o Programa Ciência na Escola e o Pibic Júnior, encontros informais com cientistas de renome, que falarão sobre suas atividades de pesquisa e seu cotidiano. Além destas atividades programadas haverá um circuito de exposições sobre os mais variados temas: geologia, biologia, astronomia, física, planetário etc.
Veja aqui a programação completa da SBPC Jovem.