The Brazilian Academy of Sciences (BAS), the TWAS Latin American and Caribbean Representation (TWAS-LACREP), the TWAS Young Affiliates Network (TYAN), and the International Science Council (ISC) will host the 22nd TWAS LACREP Young Scientist Conference and 1st TYAN Regional Conference for Latin America and Caribbean Region in Rio de Janeiro on November 27-29, 2019.
This will be a multidisciplinary international meeting that will assemble talented young scientists to discuss their scientific work, and the constraints and challenges for the development of Science in Latin America and the Caribbean. Participants will also discuss the regional science funding landscape and an action plan for TYAN-LACREP.
A special session on science communication will gather journalists and scientists to talk about how to collaborate to facilitate the dissemination of science to society.
Soon you’ll find here the program.
The official language of the meeting will be English.
……………………………………………………………………………
Venue: Brazilian Academy of Sciences
Date: November, 26th to 28th
Informations: Mrs. Kenya Aragão de Carvalho – +55 21 3907-8139 – kenya@abc.org.br
Esta será uma reunião multidisciplinar internacional que reunirá jovens cientistas talentosos para discutir seu trabalho científico e os problemas e desafios para o desenvolvimento da ciência na América Latina e Caribe. Os participantes discutirão também o cenário de financiamento para a ciência regional e um plano de ação para a Tyan-Lacrep.
Uma sessão especial sobre comunicação científica reunirá jornalistas e cientistas, para conversarem sobre estratégias de aproximação para facilitar a divulgação da ciência para a sociedade.
Nos tempos difíceis em que vivemos, quando tantos jovens cientistas da região buscam melhores oportunidades no exterior, esta reunião pretende encorajar a perseverança, num esforço para reduzir a fuga de cérebros regional.
Haverá uma sessão de posters com cientistas convidados.
A coordenação do evento é dos Acadêmicos Vivaldo Moura Neto e Virgílio Almeida, por parte da ABC, e da pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Patricia Zancan.
SERVIÇO
Data: 26 a 28 de novembro de 2019
Informações: Kenya Aragão de Carvalho. E-mail: kenya@abc.org.br. Tel: (21) 3907-8139.
Página do Encontro Oficial no Facebook: Evento Local: Academia Brasileira de Ciências. Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3o andar – Centro, Rio de Janeiro, RJ.
Veja a programação.
Veja o perfil dos palestrantes.
Os participantes no primeiro dia do evento
Entre 27 e 29 de novembro, a ABC recebeu jovens cientistas da América Latina e Caribe para expor seus trabalhos e discutir problemas, desafios e soluções para o desenvolvimento da pesquisa científica na região.
ATUAÇÃO DA ABC | 16 de dezembro de 2019
Durante o evento “Ciência na América Latina: hoje e amanhã”, representantes de organizações científicas apresentaram programas de bolsas de estudo, treinamento e prêmios aos cientistas.
Durante o evento “Ciência na América Latina: hoje e amanhã”, os presidentes das academias de ciência do Brasil, Chile e Costa Rica discutiram sobre a ciência, tecnologia e inovação feita em seus países.
A médica e neurocientista Fernanda Tovar Moll abordou os novos métodos de imagem que permitem um melhor entendimento da atividade do cérebro, no evento da ABC “CIência na América Latina: hoje e amanhã”.
Em evento na ABC, Herton Escobar alerta que investir em comunicação com a sociedade é uma questão de vida ou morte em tempos de pseudociência e “fatos alternativos” de responsabilidade das universidades públicas.
Stevens Rehen reforçou a importância de formas mais ágeis e interessantes de comunicação dentro e fora da academia, no evento da ABC “Ciência na América Latina: hoje e amanhã”.
A Acadêmica Vanderlan Bolzani detalhou a pesquisa feita na área durante o encontro “Ciência na América Latina: hoje e amanhã”.
O Acadêmico Paulo Artaxo falou sobre Amazônia, clima e desenvolvimento sustentável durante o encontro “Ciência na América Latina: hoje e amanhã”.
O sociólogo Yurij Castelfranchi, da UFMG, apontou no evento da ABC “Ciência na América Latina: hoje e amanhã” que um grande desafio para os cientistas e comunicadores de ciência hoje é a opinião pública.
Durante o encontro “Ciência na América Latina: hoje e amanhã”, o Acadêmico inspirou jovens cientistas a pensarem globalmente e agirem localmente.