
Na obra, a pesquisadora do Laboratório de Biologia dasInterações do Instituto Oswaldo Cruz Danielle Grynszpan, que é coordenadoraregional do Programa ABC na Educação Científica, assina o capítulo ‘Educaçãoambiental em uma perspectiva CTSA: orientações teórico-metodológicas parapráticas investigativas’.
”Esse capítulo tem como fundamento a abordagem’Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente’ (CTSA), e pretende relacionarpreceitos filosóficos a premissas metodológicas que orientam as práticaseducacionais”, explica Danielle.
O livro ‘Paradigmas metodológicos em educação ambiental’,tem a autoria de cerca de 30 autores. A obra convida o leitor a percorrer astrilhas das variadas possibilidades metodológicas contemporâneas da EducaçãoAmbiental. Apresenta diversos modelos em Educação Ambiental para sociedadessustentáveis, ecopedagogia, entre outros. Não pretende oferecer uma ”receita debolo” ou ”ensinar o caminho das pedras”, mas expõe possibilidades para que oeducador ou cidadão, possa tentar abrir a ”caixa preta” de como realizar umtrabalho sério de pesquisa ou intervenção social em educação ambiental. Forneceampla bibliografia do cenário brasileiro atual com fontes atualizadas deinformação e pretende também mostrar caminhos possíveis para cidadãos comunsdispostos a conhecer o mundo dos cientistas-educadores ambientais.
