Doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), com pós-doutorados pela Universidade de Londres, na Inglaterra e pelo Centro Internacional de Física Teórica (ICTP), na Itália. Atualmente ele é Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realiza pesquisas aplicando técnicas nucleares (15N, 13C) em estudos para aumentar a eficiência de diversas fontes de nutrientes e a fixação biológica de nitrogênio em sistema agrícolas e agroenergia, visando aumentar o rendimento das culturas e a proteção do meio ambiente.
Nacionalidade: Peruana
Alexander Eduardo Arbieto Mendoza
Graduação em Matemática (2004) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, mestrado (2001) e doutorado (2004) pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA. Pós-doutorado pela UFRJ (2008).
Professor adjunto II na UFRJ. Suas pesquisas incluem assuntos na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos, Equações Diferenciais Parciais e Geometria. Alguns de seus trabalhos são “Aspectos da Teoria Ergódica Diferenciável”, “Teoria Ergódica para Sistemas Dinâmicos a Tempo Discreto, Tempo Contínuo e Ações de Grupos” e “Teoria Ergódica para Sistemas Discretos, Contínuos e Ações de Grupos”.
É Membro Afiliado da Academia de Ciências dos paises em desenvolvimento (TWAS), Third World Academy of Sciences (TWAS) desde 2012. Em 2014 recebeu Bolsa de participação no Congresso Internacional de Matemática – Saeul (Grant for Young Mathematicians from Developing Countries), IMU – International Mathematical Union.
Jose Antonio Marengo Orsini
Nascido no Peru, Marengo chegou no Brasil no ano de 1994. No Peru, concluiu a graduação em física e meteorologia (1981) e o mestrado em engenharia de recursos de água e terra (1987) pela Universidade Nacional Agrária. Nos Estados Unidos, doutorou-se em meteorologia na Universidade de Wisconsin (1991) e realizou estágios de pós-doutorado na NASA-GISS e na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, e na Universidade do Estado da Flórida. Possui experiência na área de geociências, com ênfase em meteorologia, e seus principais temas de estudo são: Amazônia, clima, mudança de clima, modelagem de clima. Também já trabalhou com eventos extremos, desastres naturais, redução de riscos de desastres, clima e hidrologia e impacto, vulnerabilidade e adaptação às mudanças climáticas. Atuou em diversos órgãos nacionais e internacionais, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), a Organização Meteorológica Mundial (OMM), entre outros. O Acadêmico acredita que as medidas para contornar as mudanças climáticas têm que vir dos governos em parceria com a sociedade. É autor de inúmeros artigos, capítulos de livros, livros, relatórios técnicos e trabalhos em congressos. Entre seus prêmios, estão: Prêmio Adalberto Serra (2008), da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) e o International Journal of Climatology Award (2009), da Sociedade Real de Meteorologia (RMS, na sigla em inglês), no Reino Unido. Além de membro titular da ABC, também é membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp). Sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global, o Acadêmico alerta que, embora todo ecossistema se reorganize e tenda a se equilibrar, para a população as consequências podem ser enormes.