Elizabeth Soares Fernandes
(ELIZABETH S.)
Graduação em Ciências Biológicas (1997) pela Universidade do Vale do Rio Doce (Univale), mestrado em Engenharia de Produção (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado (2005) em Farmacologia Autonômica também pela UFSC. Pós-doutorado na UFSC (2006) e pela King’s College de Londres, na Inglaterra (2008).
Pesquisadora do Instituto Pelé Pequeno Príncipe e faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade Pequeno Príncipe. É docente colaboradora da Universidade Federal do Maranhão no programa de Pós-Graduação da Rede BIONORTE – Regional Maranhão (Nível Doutorado) e pesquisadora colaboradora da Divisão Cardiovascular da Escola de Medicina do King’s College London. Sua linha de pesquisa inclui assuntos como a fisiologia dos receptores TRP e o papel desses receptores no estabelecimento e manutenção de diferentes patologias; a importância do estresse oxidativo e a inflamação em diferentes patologias; interação patógeno-hospedeiro, além da prospecção de bioprodutos.
Em 2021 passou a fazer parte do Conselho Consultivo da Sociedade Farmacológica Britânica. No mesmo ano, ficou entre os melhores 10.000 cientistas pelo Índice Científico Alper-Doger (AD Scientific Index, em inglês).