pt_BR

Data: 5 de maio de 2020

Local: http://transmissao.abc.org.br

O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, Ed. 05 | CIÊNCIA, INOVAÇÃO E COVID-19: DECIFRA-ME OU TE DEVORO

No enfrentamento da covid-19, os cientistas brasileiros, as universidades e as instituições ligadas à ciência, tecnologia e inovação têm dado respostas rápidas e eficientes. Por outro lado, o momento demanda um parque industrial capaz de produzir fármacos e equipamentos de forma rápida e adequada. E o país precisa mobilizar as ciências humanas e sociais, especialmente, para formatar políticas públicas que interajam com os milhões de brasileiros que vivem à margem da sociedade de consumo. Quais as perspectivas?

Webinaristas: Maurício Lima Barreto (Fiocruz-BA, UFBA), Pedro Wongtschowski (USP, Embrapii, IEDI, Anpei) e Francilene Procópio Garcia (UFCG, Consecti, Anprotec).

Moderador: Luiz Davidovich, presidente da ABC

 


SERVIÇO:
Evento: Webinários da ABC | O mundo a partir do Coronavírus, Ed.05 | CIÊNCIA, INOVAÇÃO E COVID-19: DECIFRA-ME OU TE DEVORO
Data: 3ª feira, 05/05/2020
Hora: 16h às 18h
Evento no Facebook: FanPage
Local: http://transmissao.abc.org.br

 


Perdeu os webinários da ABC anteriores? Assista aqui!


 


Médico epidemiologista Maurício Lima Barreto, pesquisador da Fiocruz-BA, professor emérito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro titular da ABC. Ele vai discutir os fenômenos do domínio da política que estão tendo grande impacto sobre a atividade científica, se contrapondo aos esforços dos pesquisadores de todas as áreas do conhecimento no enfrentamento da pandemia.

 



Engenheiro químico (USP, Embrapii, IEDI, Anpei). Com grande experiência em gestão de inovação, o engenheiro vai comentar as mudanças provocadas pela pandemia no setor industrial, que está buscando se mobilizar rapidamente para atender às demandas da sociedade.

 


  • Francilene Procópio Garcia

    Cientista da computação e engenheira (UFCG, Consecti, Anprotec). Atua na gestão e de programas de CT&I, com ênfase em gestão do impacto da TI em sistemas produtivos, planejamento e gestão de empreendimentos inovadores e planejamento e avaliação de políticas públicas em CT&I. No webinário, pretende avaliar como os desafios e as incertezas trazidas pela pandemia irão transformar os ecossistemas de inovação e comentar a diferença entre os países com relação a priorização e o investimento em ciência.

 



Presidente da Academia Brasileira de Ciências, secretário geral da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e membro da National Academy of Sciences (NAS/EUA). Professor titular da UFRJ, desenvolve pesquisas em óptica quântica e informação quântica.

Assista ao evento completo:

Assista aos melhores momentos:

Saiba como foi o evento:

CORONAVÍRUSWEBINÁRIOS | 04 de maio de 2020

Ciência, inovação e covid-19: tema do webinário do dia 5 de maio

Os webinaristas foram o médico epidemiologista e Acadêmico Maurício Barreto, o engenheiro Pedro Wongtschowski e a cientista da computação Francilene Garcia. Acesse o vídeo!


ATUAÇÃO DA ABCCORONAVÍRUSMATÉRIAS | 15 de junho de 2020

O mundo a partir do coronavírus: ciência, inovação e COVID-19

A relação entre ciência e política e os impactos do novo coronavírus sobre a inovação foram assuntos da quinta edição dos webinários da ABC.