Em consequência da COVID-19, um número significativo de pacientes evolui com alterações funcionais transitórias ou mesmo sequelas, que podem acometer diferentes órgãos e sistemas, com variados níveis de gravidade e necessidade de intervenção. É importante o conhecimento desta realidade, tendo em vista que o sistema de saúde deve organizar serviços de atendimento e reabilitação multidisciplinares nos próximos anos, para dar conta dessas milhares de pessoas que precisarão ser assistidas.
Alterações funcionais decorrentes da COVID envolvem desde casos de fadiga crônica, que em algumas séries acometem cerca de 50% dos pacientes, independentemente da gravidade do episódio de doença original, e até mesmo alterações cognitivas, quadros de depressão, disfunções metabólicas, cardiovasculares e pulmonares.
Para conversar sobre o tema, a Academia de Brasileira de Ciências (ABC) convidou: Margareth Dalcolmo (Fiocruz), Mario Saad (Unicamp) e Flavio Kapczinski (UFRGS).
Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich (UFRJ), e o Acadêmico Arnaldo Colombo (Unifesp).
SERVIÇO
Evento: WEBINÁRIOS DA ABC – Ed. 48 | COMPLICAÇÕES PÓS-COVID: ALERTA AO SISTEMA DE SAÚDE
Data: 3ª feira, 09/11/2021
Hora: 16h (GMT-3)
Confira a gravação completa do evento:
Saiba como foi o evento:
Evento reuniu pesquisadores de diferentes áreas médicas para fazer uma alerta ao sistema de saúde sobre as síndromes pós-Covid. Saiba mais!