pt_BR

Webinários da ABC – Ed. 45 | COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: COMO FALAR MAIS ALTO DO QUE A DESINFORMAÇÃO?

Data: 14 de setembro de 2021

Local: www.abc.org.br/transmissao (PT)

A pandemia mostrou a importância da voz da ciência na prática. No entanto, também abriu espaço para notícias falsas, que têm prejudicado muito a comunicação com a população sobre as medidas necessárias para vencer a COVID-19, especialmente em relação à vacinação. As fontes confiáveis vêm tendo grande empenho em manter uma boa comunicação com o público. E como seria esse processo? Como falar com a sociedade e conseguir ser ouvido, em meio a tanto ruído nas redes?

Para debater esse tema, a Academia Brasileira de Ciências convidou: Herton Escobar, Aline Ghilardi e Yurij Castelfranchi.

Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e a Acadêmica Débora Foguel (UFRJ).

 


Faça sua inscrição para receber seu certificado de participação!
Assista ao nosso webinário em: www.abc.org.br/transmissao 

A emissão do certificado de participação acontecerá em até 30 dias úteis.


 

SERVIÇO
Evento: WEBINÁRIOS DA ABC – Ed. 45 | COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: COMO FALAR MAIS ALTO DO QUE A DESINFORMAÇÃO?
Data: 3ª feira, 14/09/2021
Hora: 16h (GMT-3)
Inscrições gratuitas: 
Local: www.abc.org.br/transmissao 


Perdeu os webinários da ABC anteriores? Assista aqui!


 

  • Herton Escobar (USP)
    “Universidades: comunicação científica de alto nível e alto impacto”

    Jornalista profissional, especializado na cobertura de ciência e meio ambiente. Trabalha na Universidade de São Paulo (USP), como repórter especial da Superintendência de Comunicação Social desde 2019. Antes disso, durante quase 20 anos, foi repórter do jornal O Estado de S. Paulo, com mais de 2 mil reportagens publicadas em formato impresso e digital, sobre uma grande variedade de temas. Desde janeiro de 2015 é também colaborador internacional da revista Science, dos Estados Unidos.

 

  • Aline Ghilardi (UFRN)
    “Divulgação científica nas redes sociais”

    É criadora da rede de divulgação “Colecionadores de Ossos”, vinculada às iniciativas Science Blogs Brasil e Science Vlogs Brasil. Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), doutora em ciências/geologia, com ênfase em paleontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve pesquisas em paleobiologia, paleoicnologia e osteohistologia de vertebrados.

 

  • Yurij Castelfranchi (UFMG)
    “Top 10: erros e acertos na divulgação científica”

    Professor associado do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordena o observatório interdisciplinar InCiTe (Inovação, Cidadania, Tecnociência); é pesquisador do Instituto Nacional para Comunicação Pública da C&T (INCT-CPCT) e coordena o curso de especialização em comunicação da ciência da UFMG, “Amerek”. Doutor em sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Fez graduação em física e mestrado em comunicação da ciência, ambos na Itália.

Faça sua inscrição para receber seu certificado de participação!
Assista ao nosso webinário clicando em www.abc.org.br/transmissao.

A emissão do certificado de participação acontecerá em até 30 dias úteis.