pt_BR

Data: 25 de agosto de 2020

Local: http://transmissao.abc.org.br

O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, Ed. 21 | MEDICINA DE PRECISÃO NO BRASIL

Medicina de precisão é a medicina personalizada. Além dos dados básicos do paciente utilizados pela medicina convencional, ela trabalha também com o perfil genético específico do indivíduo. As vantagens são muitas, tanto para o paciente quanto para o médico e para as indústrias da área de saúde. E quais são os requisitos necessários para sua implementação? Quais as estratégias que podem ser adotadas? O Brasil oferece oportunidades para essa área se desenvolver?

Para responder a essas perguntas e outras mais, a Academia Brasileira de Ciências convidou:


SERVIÇO
Evento: Webinários da ABC | O mundo a partir do Coronavírus, Ed. 21 | MEDICINA DE PRECISÃO NO BRASIL
Data: 3ª feira, 25/8/2020
Hora: 16h (GMT-3)
Evento no Facebook: FanPage
Local: www.abc.org.br/transmissao

 


Perdeu os webinários da ABC anteriores? Assista aqui!


 

  • Sergio Pena
    Membro titular da ABC e da TWAS. Formado em medicina, é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde criou o Laboratório de Genômica Clínica da Faculdade de Medicina. Também é diretor científico do Laboratório GENE – Núcleo de Genética Médica. Trabalha com genética humana e médica, especialmente em diversidade genômica e evolução humana, desenvolvimento de testes baseados na PCR para diagnóstico de doenças humanas e aplicação da genômica de nova geração em medicina clínica. Vai apresentar estudos genômicos sobre a formação e estrutura da população brasileira.

 


  • Guilherme Suarez-Kurtz
    Membro titular da ABC. Médico, é pesquisador sênior do Instituto Nacional de Câncer (INCA), coordenador da Rede Nacional de Farmacogenética, pioneiro em estudos de farmacogenética na população brasileira. É conselheiro (2018-2022) da União Internacional de Farmacologia (Iuphar, na sigla em inglês) e representante da América Latina no Clinical Pharmacogenetics Implementation Consortium (CPIC). Vai discutir os desafios e oportunidades da implementação da farmacogenética na prática clínica em nosso país.