pt_BR

Simpósios Científicos dos Membros Afiliados da ABC | Ed.08 • DOENÇAS INFECCIOSAS E CRÔNICAS

Data: 24 de agosto de 2021

Local: www.abc.org.br/transmissao (PT)

Os membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) são eleitos anualmente por região e tomam posse automaticamente no dia 1º de janeiro do ano seguinte à eleição. Os eleitos em 2020 e 2021 foram recepcionados conjuntamente em cerimônia online realizada em 3 de maio de 2021 e apresentarão suas contribuições à ciência em 12 simpósios ao longo do ano. A agenda completa dos simpósios científicos virtuais pode ser conferida aqui.  


No dia 24 de agosto, 3ª f, às 16h (GMT-3), cinco membros afiliados da área de ciências biomédicas apresentarão suas pesquisas no 8º Simpósio de Membros Afiliados da ABC. Os temas envolvem a correlação da diversidade viral na COVID-19 com desfechos clínicos; a compreensão das sequelas causadas pela COVID-19; abordagens moleculares para entender aspectos da malária; estratégias para identificar alvos celulares e desenvolver moléculas com potencial terapêutico; novas estratégias terapêuticas com potencial translacional relativas à doença de Alzheimer.

O coordenador do evento será o vice-presidente da ABC para a Região Sul, João Batista Calixto, e os debatedores serão os pesquisadores Marco Aurelio Ramirez Vinolo (Unicamp, afiliado da ABC 2016-2020) e Angelica Thomaz Vieira (UFMG, afiliada da ABC 2019-2023).

Os palestrantes serão Fernando Fonseca de Almeida e Val, Gisely Cardoso de Melo, Julio Cesar Batista Ferreira, Mychael Vinícius da Costa Lourenço e Renan Pedra de Souza.

Confira a programação!

 


Faça sua inscrição para receber seu certificado* de participação!
Assista ao simpósio em: www.abc.org.br/transmissao 

*A emissão do certificado de participação acontecerá em até 30 dias úteis.


 

SERVIÇO
Evento: Simpósios Científicos dos Membros Afiliados da ABC | Ed.08 • DOENÇAS INFECCIOSAS E CRÔNICAS
Data: 3ª feira, 24/08/2021
Hora: 16h (GMT-3)
Inscrições gratuitas: 
Local: www.abc.org.br/transmissao 


 

Fernando Fonseca de Almeida e ValGisely Cardoso de MeloJulio Cesar Batista Ferreira
Mychael Vinícius da Costa Lourenço e Renan Pedra de Souza

  • Fernando Fonseca de Almeida e Val (FMT-HVD/UEA)
    “Avanços no entendimento da COVID-19: contribuições de um grupo de pesquisa clínica do Amazonas
    Pesquisador e membro colaborador do Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB); fisioterapeuta na UTI da Unidade Hospitalar da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). Membro do corpo docente dos Programas de Pós-Graduação (PPG) em Medicina Tropical (FMT-HVD/UEA) e em Ciências da Saúde (UFAM). 


  • Gisely Cardoso de Melo (FMT-HVD/UEA)
    “Dificuldades no diagnóstico e tratamento da malária por P. Vivax”
    Pesquisadora da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), na Gerência de Malária desde 2017. Professora do curso de graduação em medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) desde 2011 e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da UEA/FMT-HVD.


  • Julio Cesar Batista Ferreira (USP)
    “Desafios no desenvolvimento de novos fármacos: interações moleculares, pessoais e institucionais”
    Professor do Instituto de Ciências Biomédicas e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado da Escola de Medicina da Universidade de Stanford (EUA). Membro afiliado da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e da Global Young Academy (GYA).


  • Mychael Vinícius da Costa Lourenço (UFRJ)
    “Mecanismos moleculares de perda cognitiva na doença de Alzheimer”
    Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando na área de neurociências. É bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq, Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj, membro do Comitê Executivo de Jovens Cientistas da Sociedade Internacional de Neuroquímica (2017-21) e do Comitê Executivo Online (2018-21) da Society for Neuroscience (EUA).


  • Renan Pedra de Souza (UFMG)
    “Minas são muitas: monitoramento de variantes do SARS-CoV-2 em Minas Gerais
    Professor do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Recebeu o prêmio de jovem pesquisador “Rafaelsen Young Investigator Award” do Colégio Internacional de Neuropsicofarmacologia (2013).

Faça sua inscrição para receber seu certificado de participação!
Assista ao nosso webinário clicando em www.abc.org.br/transmissao.

A emissão do certificado de participação acontecerá em até 30 dias úteis.