Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

CIÊNCIA NA MÍDIA
Qual é o propósito da Ciência?

O presidente da ABC Luiz Davidovich assina artigo no novo blog Ciência & Matemática, de Claudio Landim , que é membro titular da ABC, no jornal O Globo.

Leia no site da ABC

POLÍTICA DE CT&I
ABC e SBPC comentam artigo "Dois anos de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações"

Os presidentes Luiz Davidovich e Ildeu Moreira, respectivamente, fazem comentários sobre o artigo assinado pelo ministro Gilberto Kassab e publicado no Jornal do Brasil do último domingo.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA NA MÍDIA
Relação saudável entre homem e floresta é tema em simpósio bilateral Brasil-França

Evento que acontece entre os dias 5 e 8 de junho na Ufam vai debater questões relativas ao tema biodiversidade, dentre as quais a relação com a saúde humana e urbana e os impactos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade da região. Veja matéria do jornal A Crítica (Foto: Arquivo AC).

Leia no site da ABC

POLÍTICA DE CT&I
A asfixia financeira imposta à ciência sabota o desenvolvimento do país

Os Acadêmicos Ricardo Galvão e Jerson Lima, assim como o presidente da SBPC, dão depoimentos em matéria da Carta Capital a redução em 25% dos recursos federais de hoje para a área de CT&I em relação a 2017 e representam menos da metade do aplicado há cinco anos.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA NA MÍDIA
'Assédio sexual é algo frequente dentro das universidades do país', diz pesquisadora

Segundo a física da UFRGS Marcia Barbosa , apesar dessa realidade, instituições preferem fingir que problema não existe. Depoimento da diretora da ABC foi publicado no jornal Folha de S.Paulo.

Leia no site da ABC

MULHERES NA CIÊNCIA
Precisamos incentivar meninas para carreiras de exatas desde a base, diz diretora do CNPq

Durante o Conalife, mulheres discutiram formas de aumentar a participação nas ciências e na tecnologia. Matéria da Época Negócios traz depoimento da Acadêmica Thaisa Storchi-Bergmann.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA BRASILEIRA
Estudante da USP-São Carlos organiza crowdfunding para iniciação científica

O vice-presidente da ABC João Fernando de Oliveira comenta iniciativa bem sucedida e destaca que essa é uma nova possibilidade de fomento, onde as pessoas encontram diretamente doadores interessados em apoiar ideias, num país que convive com o descaso do governo para com a ciência.

Leia no site da ABC

POLÍTICA DE CT&I
A Lei da Biodiversidade e seus impactos sobre a ciência

Especialistas de diversas áreas discutiram os desafios impostos pela nova legislação em evento realizado pelo Núcleo de Estudos Avançados do Instituto Oswaldo Cruz, coordenado pelo Acadêmico Renato Cordeiro.

Leia no site da ABC

PRÊMIOS E HOMENAGENS
Gugu ganha Prêmio Erdös por contribuição à Matemática

O Acadêmico Carlos Gustavo Tamm de Araújo Moreira, o Gugu, pesquisador do IMPA e coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Matemática, ganhou o prêmio da Federação Mundial de Competições Nacionais de Matemática pela contribuição à matemática olímpica.

Leia no site da ABC

 

 

Acompanhe os próximos eventos da ABC

 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |