Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

"SOMOS TODOS CARLINI"
Discurso na Câmara em apoio a Acadêmico

O deputado federal Celso Pansera (PMDB-RJ) saiu em defesa do professor Elisaldo Luiz de Araújo Carlini, que foi intimado a depor em São Paulo, no dia 21 de fevereiro, sobre suposta apologia às drogas.

Leia no site da ABC

"SOMOS TODOS CARLINI"
Ex-presidente da República se manifesta a favor de membro da ABC

Em mensagem à presidência da ABC, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso disse que a coação sofrida por Elisaldo Luiz de Araújo Carlini "é inaceitável, mormente em uma sociedade na qual o estado de direito está garantido pela Constituição".

Leia no site da ABC

"SOMOS TODOS CARLINI"
Manifesto da ABC e SBPC em defesa de Carlini recebe apoio de 40 sociedades científicas

Na manifestação pública, divulgada em 23 de fevereiro, as entidades repudiam a intimação policial para o Acadêmico Elisaldo Luiz de Araújo Carlini depor sobre suposta apologia às drogas. O caso repercutiu em toda a imprensa nacional.

Leia no site da ABC

"SOMOS TODOS CARLINI"
SBPC lança abaixo-assinado

Instituição convida sociedades cientificas associadas, membros da comunidade científica e acadêmica, além de toda a sociedade a assinarem a manifestação pública em defesa do membro titular da ABC Elisaldo Luiz de Araújo Carlini .

Leia no site da ABC

POLÍTICA DE C,T,&I
Código Florestal no STF: achismos não têm espaço em conclusões científicas

Pesquisadores do Grupo de Trabalho do Código Florestal, instituído pela ABC e pela SBPC, repudiaram declarações do ministro Gilmar Mendes durante o julgamento no STF das ações diretas de inconstitucionalidade requeridas pela Procuradoria Geral da República contra o Novo Código Florestal.

Leia no site da ABC

POLÍTICA DE C,T,&I
Sociedades cientificas se manifestam contra a Lei da Biodiversidade

Em carta ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente, pesquisadores alertam que alguns aspectos da regulamentação podem levar ao colapso as pesquisas brasileiras em Taxonomia, Sistemática Biológica e áreas correlatas.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA BRASILEIRA
CNPEM recebe BRICS para reunião sobre infraestruturas de megaprojetos científicos

O encontro, que acontece nos dias 1º e 2º de março na sede do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, contará com a presença do presidente da ABC, Luiz Davidovich .

Leia no site da ABC

CIÊNCIA BRASILEIRA
Presidente da ABC faz palestra no Inca

Luiz Davidovich vai abrir o seminário Políticas de Saúde e Pesquisa da Pós-graduação em Oncologia do Instituto Nacional do Câncer. O encontro acontece em 9 de março.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA BRASILEIRA
Elas no comando – liderança feminina e pesquisa científica

Evento no Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino discute presença das mulheres na ciência. Encontro está marcado para 8 de março, em Botafogo, Rio de Janeiro.

Leia no site da ABC

ABC INTERNACIONAL
Pesquisadores participam de reunião preparatória para o 8º Fórum Mundial da Água

Organizado pela Prefeitura Municipal de Ipatinga, pelo Instituto Espinhaço, pela Unesco e pela Ianas, o evento reuniu representantes de mais de 20 países, nos dias 20 e 21 de fevereiro. O Acadêmico Carlos Eduardo de Matos Bicudo representou a ABC.

Leia no site da ABC

ABC INTERNACIONAL
Programa de Águas de Ianas discute colaboração com Unesco

Nos dias 20 e 21 de fevereiro em Ipatinga, durante o seminário preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água, representantes das duas instituições traçaram ações conjuntas. Entre elas, uma parceria com foco na qualidade da água.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA NA MÍDIA
ABC no canal Futura

O presidente da Academia, professor Luiz Davidovich , é o entrevistado da série Identidade Brasil com Arnaldo Niskier. O programa será exibido novamente na segunda-feira, 5 de março, às 17h30.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA NA MÍDIA
Evolução experimental

Em coluna para o jornal O Estado de S.Paulo, o Acadêmico Fernando de Castro Reinach fala sobre a seleção natural e questiona se a evolução é um processo determinístico ou probabilístico.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA NA MÍDIA
Dois vírus gigantes são descobertos no Brasil

Batizados de Tupanvirus, eles têm os genomas mais sofisticados já encontrados entre os vírus e poderão levar a uma revisão da classificação dos seres vivos. Um dos autores do estudo é o membro afiliado Jônatas Santos Abrahão.

Leia no site da ABC

OPORTUNIDADE
L’Oréal-UNESCO-ABC Para Mulheres na Ciência: Inscrições para a 13ª edição

Interessadas podem se cadastrar na premiação a partir de 8 de março. O programa, que já premiou 82 jovens cientistas no Brasil, recebe trabalhos até 20 de abril.

Leia no site da ABC

OPORTUNIDADE
Pós-doc em Física Atmosférica com bolsa: Inscrições abertas

O Laboratório de Física Atmosférica do Instituto de Física da Universidade de São Paulo oferece uma oportunidade de pós-doutorado em Espectrometria de Massa de aerossóis com bolsa da Fapesp. Interessados têm até 25 de março para concorrer.

Leia no site da ABC

OPORTUNIDADE
FameLab Brasil: Inscrições prorrogadas

Organizado pelo British Council, a maior competição internacional de comunicação científica acontece em 32 países simultaneamente. Interessados têm até 11 de março para participar.

Leia no site da ABC

PRÊMIOS E HOMENAGENS
Acadêmico recebe Medalha ao Mérito Oswaldo Cruz

Rubens Belfort Mattos Junior foi agraciado com a honraria, concedida pela Presidência da República a pessoas na área da ciência, atividades educacionais e assistenciais no campo da saúde. A solenidade aconteceu em 27 de fevereiro, no Palácio do Planalto.

Leia no site da ABC

OPINIÃO
2018, o ano da guerra de informações

Em coluna para o Valor Econômico, o Acadêmico Virgílio Augusto Fernandes Almeida fala sobre como as mídias sociais vão impactar as eleições no Brasil. O celular será o campo central dessa guerra, assim como as "fake news".

Leia no site da ABC

 

 

Acompanhe os próximos eventos da ABC

 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |