Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

'Carlos Eduardo Rocha Miranda e a consolidação da Neurociência no Brasil'

O evento de homenagem ao Acadêmico, que integra as atividades de comemorações do "IBCCF 70 anos: Neurojulho", acontecerá no dia 22, no auditório do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, às 12h.

Leia no site da ABC

Mudanças climáticas e os peixes da Amazônia

O Acadêmico e biólogo do Inpa Adalberto Val mostrou os efeitos das alterações ambientais na biota aquática da região amazônica e como as espécies se adaptam às novas condições, durante a 67ª Reunião Anual da SBPC, realizada na UFSCar. 

Leia no site da ABC

A luz, a inovação e o Inmetro

Como parte das atividades do Ano Internacional da Luz, o Acadêmico Carlos Aragão fez uma palestra, na 67ª reunião Anual da SBPC, sobre tecnologias decorrentes da luz e o papel do Inmetro na inovação. 

Leia no site da ABC

IPBES - o IPCC da biodiversidade

Na 67ª Reunião Anual da SBPC, o Acadêmico Carlos Alfredo Joly apresentou a Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, uma adaptação do IPCC criada em 2012, em cooperação com a ONU, que aposta na capacitação profissional e nos saberes tradicionais para criar diagnósticos sobre a biota global.

Leia no site da ABC

Pesquisa básica para a busca de novos fármacos

O Acadêmico Glaucius Oliva, criador do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), explicou, na 67ª Reunião Anual da SBPC, os trabalhos interdisciplinares que visam ao uso de produtos naturais e compostos sintéticos para a descoberta de novos medicamentos.

Leia no site da ABC

Crises hídricas tendem a se agravar, afirma especialista

Fenômeno não se resume a secas, mas também a extremos hidrológicos como as inundações que estão ocorrendo no Sul do país, ressaltou o Acadêmico José Galizia Tundisi em conferência na 67ª Reunião Anual da SBPC.

Leia no site da ABC

'A energia eólica poderia suprir o Brasil inteiro'

A afirmação é do Acadêmico Philip Fearnside, pesquisador do Inpa, que mencionou o potencial do país para essa fonte energética durante a 67ª Reunião Anual da SBPC; isso não anula a necessidade de outras fontes, para evitar a dependência exclusiva de uma matriz energética. 

Leia no site da ABC

Cientista mostra benefícios da melatonina como anti-inflamatório

A Acadêmica Regina Markus, professora da USP, espera que a Anvisa volte a liberar o uso do hormônio que tem múltiplas funções benéficas para o organismo, conforme afirmou na 67 Reunião Anual da SBPC.

Leia no site da ABC

Por dentro dos buracos negros

A Acadêmica e astrofísica Thaisa Bergamnn, vencedora do prêmio For Women in Science, explicou sua descoberta sobre buracos negros supermassivos, que possibilitou um melhor entendimento da formação do universo, para uma multidão de jovens na 67ª Reunião Anual da SBPC.

Leia no site da ABC

Reunião Anual da SBPC em São Carlos - um ponto de luz nas ações de consolidação do sistema nacional de educação, ciência e tecnologia

Confira o artigo da Acadêmica Vanderlan Bolzani, vice-presidente eleita da SBPC, sobre a importância do tradicional encontro anual da instituição. 

Leia no site da ABC

Pesquisa sobre letramento científico dos brasileiros indica apenas 5% das pessoas como proficientes

Corroborando resultados apresentados pelo MCTI, dados mostrados na 67ª Reunião Anual da SBPC indicam interesse pela ciência, mas não o conhecimento sobre temas científicos.

Leia no site da ABC

Reunião da SBPC sedia o lançamento de guias de museus e centros de ciência

O evento de apresentação ao público dos guias "Centros e Museus de Ciência da América Latina e Caribe" e "Centros e Museus de Ciência do Brasil 2015" contou com a presença da Acadêmica e presidente da SBPC, Helena Nader.

Leia no site da ABC

Repensando a educação em engenharia

Representantes de instituições inovadoras - UFABC, ITA e Insper - falaram, em mesa-redonda da 67ª Reunião Anual da SBPC, sobre as mudanças necessárias na formação do engenheiro para adaptá-lo à realidade atual, entre elas a reformulação do currículo e uma maior "humanização" do aluno.

Leia no site da ABC

SBPC em São Carlos supera expectativas

Encontro anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência teve mais de 6 mil inscritos, incluindo cientistas, professores e estudantes, oriundos de todos os estados do país. 

Leia no site da ABC

 

 

Acompanhe os próximos eventos da ABC

AGOSTO

Simpósio e diplomação de novos membros afiliados da ABC - Regional São Paulo
Data: 6 | Local: Instituto de Física da USP, São Paulo, SP

SETEMBRO

Seminário Internacional sobre Políticas de Educação Superior nos Países em Desenvolvimento
Data: 21 e 22 | Local: ABC, Rio de Janeiro, RJ

Agenda ABC 2015

 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |