Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui
EDIÇÃO Nº 237, 6 DE DEZEMBRO • 2012
 
 

Novos Membros Titulares eleitos para a ABC

Assembleia Geral da Academia Brasileira de Ciências elege 36 cientistas de excelência, em todas as áreas da ciência contempladas pela ABC, para integrar seus quadros como Membros Titulares e Correspondentes.

Leia mais no site da ABC

 
       
 

 

4º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciências 2013

Evento gratuito será realizado na FIEB, em Salvador, entre 5 e 7/12, com destaque para o tema "Energia e sustentabilidade", contando com especialistas de excelência no tema e aberto ao público

Leia mais no site da ABC

 
       
 

Inovação na Amazônia depende da fixação de doutores, mestres e especialistas

Mesa-redonda do 3º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013 contou com participação da pesquisadora Ana Carla Bruno, membro afiliado da ABC, e despertou o interesse de pesquisadores para questões transversais da educação para o desenvolvimento social, econômico e cultural da região amazônica.

Leia mais no site da ABC

 
       
 

Fórum em Manaus destaca singularidades e potencialidades para o desenvolvimento científico amazônico

Setores como a pesca, agricultura, pecuária e silvicultura foram apontados como as principais potencialidades da região no segundo dia do 3° Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência, com a participação do Acadêmico Philip Fearnside, entre outros destacados pesquisadores.

Leia mais no site da ABC

 
       
 

Recursos naturais e seu uso sustentável beneficiando as populações são debatidos no Fórum em Manaus

A primeira mesa redonda de 29/11 do Encontro Preparatório para o WSF2013, realizado no INPA, em Manaus, provocou debate questionador com os palestrantes, os pesquisadores do INPA Charles Clement e William Magnussum e o vice-presidente da ABC para a Região Norte, o geólogo do ITVDS Roberto Dall'Agnoll.

Leia mais no site da ABC

 
       
       
 

Prêmio Faz Diferença

O Acadêmico Jerson Lima concorre na categoria Ciência e Saúde na iniciativa do jornal O Globo que, com apoio da Firjan, chega à décima edição homenageando os brasileiros que contribuíram, com seu trabalho e seu talento, para mudar o país. E você, com o seu voto, pode ajudar a escolher essas pessoas e instituições, até o dia 2 de janeiro.

Leia mais no site da ABC

 
       
 

Acadêmico ganha Prêmio Fundação Conrado Wessel 2012

O Acadêmico Sérgio Rezende, ex-ministro de Ciência e Tecnologia, foi agraciado com o Prêmio FCW de Ciência, assim como o presidente da ANM, Marcos Moraes, recebeu o Prêmio FCW de Medicina.

Leia mais no site da ABC

 
       
 

Ricardo Brentani: legado para o futuro

Posição de destaque do Brasil na pesquisa e no tratamento do câncer deve muito ao professor Brentani, destacam cientistas no primeiro aniversário da morte do professor emérito da FMUSP e ex-diretor-presidente do CTA da FAPESP.

Leia mais no site da ABC

 
       
 

Comunidade científica envia carta ao ministro da Saúde

A ABC encaminhou, junto à ANM e à SBPC, uma carta ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pedindo providências para a aprovação de determinadas modificações na Resolução 196/96.

Leia mais no site da ABC

 
       
 

Acadêmico participará de discussão no CNE sobre o Projeto de Lei 4368

No dia 05/12 acontecerá, no CNE, uma discussão sobre o Projeto de Lei 4368, na qual Nelson Maculan atuará como representante da ABC e da SBPC, defendendo manifesto elaborado pelas duas organizações.

Leia mais no site da ABC

 
       
 

Código da Educação: é uma solução?

Artigo do Acadêmico Isaac Roitman discute a introdução de um Código de Educação cujo principal objetivo seja remover entraves jurídicos e burocráticos na legislação brasileira.

Leia mais no site da ABC

 
       
 

Educação, ciência, tecnologia e PIB

Especialista em farmacologia e pesquisador titular da Fiocruz, o Acadêmico Renato Sérgio Cordeiro teve artigo publicado no Correio Braziliense em 4/12 em que destaca a importância da destinação de parte dos recursos dos royalties do petróleo para C&T, além da educação.

Leia mais no site da ABC

 
       
 

Esta é a hora de se aferir o real compromisso de cada um com a educação

Andifes se posiciona sobre a destinação das receitas oriundas dos royalties do petróleo.

Leia mais no site da ABC

 
       
 

Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação

A Frente será lançada oficialmente no dia 4/12, na Câmara dos Deputados, e tem como prioridade a otimização da proposta que tramita há anos no Congresso Nacional, tencionando criar o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Leia mais no site da ABC

 
       
 

Convite para lançamento de livro de Acadêmico

O diretor da ABC Antônio Carlos Campos de Carvalho lança em 12/12 no Rio o livro "Células Tronco-Mesenquimais: conceitos, métodos de obtenção e aplicações", do qual é um dos editores.

Leia mais no site da ABC

 
       
 

Abertas as inscrições para o 1º Simpósio de Mulheres na Ciência

O 1º Simpósio de Mulheres na Ciência, que acontecerá no dia 8 de Março de 2013 e pretende prestar homenagem às mulheres envolvidas na ciência, já abriu suas inscrições.

Leia mais no site da ABC

 
       
 

....................................................

Veja aqui a Agenda ABC 2012
com todos os eventos

 

Agenda ABC 2012

 
       
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Projeto Gráfico: Pedro Armando
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |