Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui
EDIÇÃO Nº 220, 28 DE SETEMBRO • 2012
 
 

 

Prêmio ABC-L'Oréal-Unesco 2012

Na noite de 26/9, foi realizada no Copacabana Palace a cerimônia de entrega do prêmio Para Mulheres na Ciência 2012, que, em sua sétima edição, premiou sete jovens cientistas que desenvolvem pesquisas de excelência no país com viés sustentável.

Leia mais no site da ABC

 
 

 

 

 

 

O risco de câncer devido ao uso de aparelho celular

Formada em odontologia, Carolina Cavaliéri Gomes desenvolve um estudo que tenta comprovar os efeitos negativos da exposição à radiação emitida pelo celular, como o câncer em glândulas salivares.

Leia mais no site da ABC

 
 

 

   

 

A relação entre neurociência, depressão e ansiedade

A premiada Gislaine Zilli Réus estuda a neurobiologia desses transtornos e as possíveis ligações com outras doenças, a fim de contribuir com tratamentos mais eficazes.

Leia mais no site da ABC

 
       

 

Desvendando a complexidade
genética em torno da neurofibromatose

Pós-doutorada em patologia pela Harvard Medical School, Karin Cunha está desenvolvendo pesquisas para o sequenciamento do gene causador da neurofibromatose para avançar no tratamento da síndrome.

Leia mais no site da ABC

 
       

 

‘O importante é ter método e gostar de desafios’

A física Katiuscia Nadyne Cassemiro investiga a luz e suas propriedades, buscando desenvolver uma fonte de fótons com capacidade de armazenar informação de modo mais denso, que terá um papel importante para a criptografia quântica.

Leia mais no site da ABC

 
       

 

Química e meio ambiente

A laureada Márcia Foster Mesko desenvolve um projeto relacionado a microalgas e dióxido de titânio, aliando a química à preocupação ambiental e à sustentabilidade.

Leia mais no site da ABC

 
       

 

Aprofundando o conhecimento
indispensável à matemática contemporânea

O programa Para Mulheres na Ciência 2012 reconheceu o mérito de Paula Murgel Veloso e seus estudos em matemática com ênfase na área de álgebra.

Leia mais no site da ABC

 
       

 

Em busca de defesas contra
efeitos da Síndrome de Down

Os resultados das pesquisas feitas pela bioquímica Roselia Spanevello contribuem para o desenvolvimento de novas terapias em benefício de portadores da Síndrome de Down.

Leia mais no site da ABC

 
       


Notícias da ABC
é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz


| cancelar assinatura |