Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

EVENTOS DA ABC
Reunião Magna da ABC 2018: marque na agenda!

Coordenado pelo Acadêmico José Roberto Boisson de Marca , o evento será no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 10 de maio. O tema “Imaginando o Futuro” pretende dar uma visão dos avanços construídos nas diversas áreas da ciência e do impacto deles na vida das pessoas, nas escolhas que a sociedade terá que fazer e no modo da comunidade científica trabalhar.

Leia no site da ABC

POLÍTICA DE CT&I
Congresso aprova LOA 2018

Para a Ciência e Tecnologia, ficou reservada a quantia de R$10,5 bilhões. Presidente da ABC, Luiz Davidovich destaca que, na prática, os recursos para pesquisa ficaram em apenas R$ 4 bilhões.

Leia no site da ABC

POLÍTICA DE CT&I
"Desprezar papel da ciência no desenvolvimento econômico é dar tiro no pé"

Em entrevista ao portal do Instituto Teotônio Vilela, o centro de estudos e formação política do PSDB, o presidente da ABC, Luiz Davidovich , aponta para o investimento em tecnologia como saída sustentável da crise e alerta para as consequências dos cortes orçamentário.

Leia no site da ABC

ABC INTERNACIONAL
ABC coordena Conferência Internacional sobre Pobreza e Desigualdade em Pequim

A reunião, que aconteceu nos dias 9 e 10 de dezembro, foi organizada pela ABC em parceria com a Academia Chinesa de Ciências e a Rede Global de Academias de Ciências (IAP).

Leia no site da ABC

ABC INTERNACIONAL
Academias de Ciências do Brasil e da China se reúnem para discutir cooperação bilateral

Em encontro realizado em Pequim, em 10 de dezembro, o presidente da ABC, Luiz Davidovich , e o vice-presidente da Academia Chinesa de Ciências, Jie Zhang, discutiram o estabelecimento de um Memorando de Entendimento entre as instituições.

Leia no site da ABC

ABC INTERNACIONAL
De olho no futuro do planeta

Braço da Rede Global de Academias de Ciências (IAP), o IAP-Science lança a "Declaração sobre Mudanças Climáticas e Educação", durante o One Planet Summit. Documento contou com a colaboração do Acadêmico Paulo Artaxo .

Leia no site da ABC

CIÊNCIA NA MÍDIA
Cientistas têm que mostrar eficiência, diz diretor científico da Fapesp

Em entrevista à Folha de S. Paulo, o Acadêmico Carlos Henrique de Brito Cruz fala sobre a redução do orçamento para a C&T e ressalta a importância de os cientistas se preocuparem com a mensuração da eficiência no uso dos recursos destinados à pesquisa.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA NA MÍDIA
Em novo livro, José Murilo de Carvalho conta estar moderadamente pessimista com o país

Em entrevista ao jornal O Globo, o diretor da ABC e cientista político mostra que seu espírito crítico continua afiado.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA BRASILEIRA
Atenção aos igarapés da Amazônia

Em matéria publicada pelo portal SciDev.net, a Acadêmica Mercedes Maria da Cunha Bustamante fala sobre o importante papel dos pequenos cursos de água na região, que são fundamentais para a conservação da biodiversidade.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA BRASILEIRA
VIII GeoSciEd Conference e VIII EnsinoGEO

Já estão abertas as inscrições para a oitava edição da Conferência Quadrienal da International Geoscience Education Organization e para o oitavo Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra. Os encontros acontecem em julho, na Unicamp.

Leia no site da ABC

 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |