Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

O ABC do Nobel

Membros titulares da Academia Brasileira Ciências (ABC) falam sobre as pesquisas ganhadoras da premiação internacional de 2017, nas áreas de medicina ou fisiologia, física e química.

Leia no site da ABC

Cortes na Ciência ameaçam o futuro do Brasil, dizem ganhadores do Nobel

Assinada por 23 ganhadores do Prêmio Nobel, carta enviada a Temer foi publicada com exclusividade por Herton Escobar no jornal O Estado de S.Paulo e repercutida na Folha de S. Paulo, em O Globo, na Exame e em dezenas de outros veículos de mídia. Mesmo argumento está em outro texto, enviado por 250 pesquisadores da área de Matemática.

Leia no site da ABC

Cortar financiamento científico é como ‘comer as sementes’, diz Nobel sobre o Brasil

Em entrevista a O Globo, o laureado em Física de 1998 e professor da Universidade Stanford, Robert Laughlin, explicou a preocupação do grupo de 23 vencedores do Prêmio Nobel, que assinaram carta enviada a Michel Temer com críticas aos cortes nas verbas à ciência.

Leia no site da ABC

Ciência recebe só 20% do necessário e deve fechar 2017 no vermelho

MCTIC diz que recursos serão destinados prioritariamente ao pagamento de bolsas, e que continuará batalhando por mais verbas para este ano e para 2018. Valores liberados do PAC deverão ser destinados às obras do novo laboratório de luz síncrotron, o Sirius, garantiu a pasta. Confira os detalhes na matéria de Herton Escobar, para o Estadão.

Leia no site da ABC

O desmonte do Ensino Superior e do Sistema de Ciência e Tecnologia no Brasil

Confira o artigo assinado pelo Acadêmico Isaac Roitman e publicado, em 2 de outubro, no Blog da Política Brasileira.

Leia no site da ABC

Entidades científicas se mobilizam para pressionar Congresso por mais recursos

Ação será realizada na próxima terça-feira, 10 de outubro, em Brasília. A Acadêmica e presidente de honra da SBPC, Helena Bonciani Nader , convoca todas as associações científicas e dirigentes de instituições de ensino e pesquisa a participarem.

Leia no site da ABC

"Sem investimento não há futuro"

A edição de setembro do boletim da Associação de Docentes da UFRJ (Adufrj) traz entrevista com o presidente da ABC, Luiz Davidovich . Confira a íntegra.

Leia no site da ABC

Livro relata luta de pesquisadores para mudar leis que travam ciência no país

A Folha de São Paulo fez matéria sobre a obra "A ciência e o poder legislativo no Brasil: Relatos e Experiências". A publicação é organizada pela Acadêmica Helena Bonciani Nader.

Leia no site da ABC

"Pesquisa brasileira, nobel britânico"

Confira a reportagem da Folha de S.Paulo com o Acadêmico Bernardo Boris Vargaftig. Ele, que desvendou o funcionamento dos anti-inflamatórios, conta como perdeu o crédito da descoberta para o nobelista John Vane.

Leia no site da ABC

Fora dos holofotes da inovação, pesquisa em fármacos é desarticulada das empresas no Brasil

Recebendo pouca atenção de setores da academia e indústria, profissionais de diferentes áreas veem a inovação farmacêutica no Brasil como ponto de urgente discussão para melhoria da área.

Leia no site da ABC

O segredo da transformação digital

Em artigo para o Valor Econômico, o Acadêmico e professor associado ao Berkman Klein Center na Universidade de Harvard Virgílio Almeida fala sobre os impactos da transformação digital no globo.

Leia no site da ABC

Acadêmico recebe título de Doutor Honoris Causa

Professor titular do Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco, Oscar Manoel Loureiro Malta foi agraciado com a honraria pela Universidade de Wroclaw, Polônia.

Leia no site da ABC

Acadêmico participa de debate no Roda Viva

Professor do Programa de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa foi um dos convidados do programa, exibido pela TV Cultura. Ele falou sobre a privatização da Eletrobrás.

Leia no site da ABC

O invisível a olho nu

Parceria do projeto ArtBio com o Museu do Amanhã, a exposição "Mundos Invisíveis" traz para as telas da galeria imagens recolhidas em laboratório por cientistas e artistas de diversos países.

Leia no site da ABC

68th Lindau Nobel Laureate Meeting: indicações abertas

A Academia Brasileira de Ciências convida pesquisadores brasileiros a enviarem recomendações de candidatos ao encontro, que será realizado na Alemanha, nos dias 24 a 29 de junho de 2018. São oferecidas vagas para alunos de graduação, mestrado e doutorado, além de pós-doutores das áreas de Medicina e Fisiologia.

Leia no site da ABC

4ª edição do Prêmio Gilberto Velho Mídia e Drogas 2017

A premiação, que leva o nome do antropólogo e membro titular falecido da ABC (1999-2012), vai contemplar reportagens sobre políticas públicas e legislação. As inscrições vão até 5 de novembro.

Leia no site da ABC

Nota de pesar

A ABC registra com pesar o trágico falecimento do Prof. Dr. Luiz Carlos Cancellier, Magnífico Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, ocorrido na segunda-feira, 2 de outubro.

Leia no site da ABC

Investimento privado em pesquisa e desenvolvimento não é a solução

Leia o artigo publicado no Nexo jornal e assinado por Carlos Frederico Rocha e Tatiana Roque. Eles são diretores da Associação dos Docentes da universidade, instituição que coordena a campanha "Conhecimento sem Cortes".

Leia no site da ABC

 

 

Acompanhe os próximos eventos da ABC

 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |