No dia 16 de julho, um lindo domingo de sol, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e no Caribe (RedPOP) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizaram uma festa da ciência na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.

Com apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Rio de Janeiro e de mais 26 instituições científicas estaduais e nacionais, o “Domingo com Ciência na Quinta” comemorouem 2023 os dias nacionais da Ciência e do Pesquisador, os 75 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e os 205 anos do Museu Nacional. O evento contou com mais de 160 atrações, entre experimentos e exposições de diferentes áreas do conhecimento.

Para a estudante do ensino médio Carolina Verissimo, o evento foi muito interessante por conta da diversidade de informação. “As pessoas que explicavam pareciam realmente gostar do que fazem e saber do que estavam falando. Foi bom ver que teve muito público, pois mostra que a ciência está sendo valorizada.”

A diretora da ABC Maria Vargas

A diretora da ABC Maria Vargas representou a Academia. Ela declarou sua emoção em ver tantos jovens interessados em ciência. “O futuro são vocês. Cumprimento os organizadores por criarem essa oportunidade de estimular o entendimento de que para haver futuro tem que haver ciência.”

A Acadêmica Ana Tereza Vasconcelos, diretora da SBPC e uma das organizadoras do evento

A Acadêmica Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, diretora da SBPC e uma das organizadoras do evento, estava contente com o retumbante sucesso. “Foi muita gente passando pelas atividades. Milhares de pessoas. Tivemos a presença muito boa e positiva de institutos federais vindo de outras regiões do estado do Rio, colégios de outras regiões, a presença das grandes universidades da capital. Além das 1.200 pessoas que trabalharam nas atividades, a maior parte alunos dessas instituições, tivemos a presença de várias autoridades. Foram momentos de esperança e de alegria, em que a ciência finalmente voltou ao Brasil”, celebrou a pesquisadora.

Além das atividades científicas, todas as vacinas que o município oferece estavam disponíveis no evento e eram anunciadas pelo megafone. “Foram 703 doses de vacinas aplicadas. Foi mais um objetivo alcançado: além de promover a divulgação e a importância da ciência e da educação, tivemos, com o apoio da Secretaria de Saúde, a vacinação, que também foi um sucesso”, relatou a diretora da SBPC. 

O diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, o presidente do ICTIM, Carlos Senna, e o chefe de gabinete da Finep, Fernando Peregrino.

Os membros institucionais da ABC Faperj e Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) estiveram presentes, com alunos do Programa de Iniciação Científica (PIC) do ICTIM apresentando seus trabalhos em pôsteres. “É importante celebrar e valorizar esses experimentos que fazem parte do progresso científico e tecnológico da nossa sociedade. Este evento foi uma grande realização para demonstrar o potencial acadêmico do nosso país, que é grandioso, e que podemos ajudar a propagar, investindo e democratizando ideias, e principalmente, por mostrar as experiências de Maricá”, disse Carlos Senna, presidente do ICTIM.

Para o Acadêmico Alexander Kellner, diretor do Museu Nacional, foi um dia memorável. “Ficamos muito felizes com a riqueza das atividades propostas. Foram em torno de cinco mil pessoas passando pelo evento ao longo do dia, que puderam ver de perto aquilo que a pesquisa fluminense faz de melhor”.