É com grande pesar que a Diretoria da Academia Brasileira de Ciências comunica o falecimento do Professor Jean Robert David. O Acadêmico, membro correspondente da ABC desde maio de 2015, morreu no domingo, 20/6.

O francês desempenhou uma forte liderança junto aos grupos de pesquisadores que tem moscas da Família Drosophilidae como seu organismo experimental, promovendo o estabelecimento de colaborações entre grupos do Brasil e do exterior. Realiza uma pesquisa de campo em diferentes países visando o entendimento da biologia do desenvolvimento e ecologia da Drosophila, um modelo de estudo do que se chama EVO-DEVO, analisando sobretudo a biodiversidade e propriedades adaptativas da espécie em diversos ambientes do planeta.

O estímulo do professor foi fundamental para o surgimento dos Simpósios de Genética, Ecologia e Evolução de Drosophila, que teve sua primeira edição sediada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1999. Desde então, o evento ocorre a cada dois anos em diferentes universidades brasileiras, sempre com a participação de David.

A Academia Brasileira de Ciências lamenta a perda deste grande cientista e presta condolências aos familiares.