Leia matéria de Adriana Cruz, publicada no Jornal da USP em 15/12:
O Conselho Universitário aprovou, no dia 15 de dezembro, a outorga do título Doutor honoris causa ao diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jorge Almeida Guimarães.
A proposta de concessão do título foi apresentada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação “pela sua brilhante trajetória científica e acadêmica ressaltando seus relevantes serviços prestados à pós-graduação brasileira e à Universidade de São Paulo”.
De acordo com o Estatuto da Universidade, o título de Doutor honoris causa é concedido “a personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso das ciências, letras ou artes; e aos que tenham beneficiado de forma excepcional a humanidade, o país, ou prestado relevantes serviços à Universidade”.
Jorge Almeida Guimarães é um estudioso na área de bioquímica e farmacologia, com ênfase em química de proteínas, enzimologia e farmacologia bioquímica e molecular, particularmente nos temas de hemostasia e trombose relacionados à coibição da hemorragia.
Graduou-se em 1963 em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), fez especialização em Fisiologia de Microorganismos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Realizou o pós-doutorado através dos Institutos Nacionais de FSaúde nos Estados Unidos.
É reconhecido pelo trabalho em prol da ciência brasileira como diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ocupando cargos na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), como secretário do Ministério da Ciência e Tecnologia e como presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com atuação marcante na política científica nacional e de formação de novos recursos humanos na pós-graduação.
Como diretor-presidente da Embrapii, Guimarães tem fomentado a transmissão do conhecimento acadêmico para o setor produtivo através de iniciativas pioneiras de inovação no Brasil. A USP tem quatro unidades credenciadas pela Embrapii, ligadas à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), ao Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e à Escola Politécnica (Poli).
“Além de ser um grande líder na área de pesquisa e ser um grande administrador de instituições científicas, Jorge Almeida Guimarães é uma pessoa fantástica, que se destaca pela sua competência e pela sua inteligência. Fico muito feliz e emocionado em poder conceder esse título em nome da Universidade”, destacou o reitor Vahan Agopyan.
[Jorge Guimarães é membro titular da Academia Brasileira de CIências (ABC). Nossos parabéns ao prezado membro.]