O Acadêmico Paulo Sérgio Lacerda Beirão foi designado oficialmente pelo governador do estado de Minas Gerais como presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Beirão era, anteriormente, o diretor-científico da Fapemig, mas já estava atuando como presidente desde abril, quando Evaldo Vilela, então presidente, foi designado presidente do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Agora em novembro Beirão foi confirmado oficialmente no cargo.

Sobre o Acadêmico

Paulo Sérgio Lacerda Beirão graduou-se em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), fez mestrado e doutorado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e estágio de pós-doutorado pela University of Leicester, no Reino Unido. Atualmente é professor titular aposentado do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG.

Como pesquisador, demonstrou o mecanismo de ação de diversas toxinas de aranhas do gênero Phoneutria sobre canais de sódio, canais de cálcio e canais de potássio. Propôs e demonstrou mecanismo molecular da ação de toxinas de escorpião, bem como do controle da inativação rápida em canais de sódio.

Como gestor, foi presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica (1994-1996) e da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (2006-2008), vice-presidente da Sociedade Brasileira de Toxinologia, entre outras. Foi pró-reitor de Pesquisa da UFMG (1998-2002). Atuou como diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig de junho de 2015 a abril de 2020.

Como professor, formou um forte grupo de eletrofisiologia, reconhecido nacional e internacionalmente, onde se formaram vários mestres e doutores que ocupam posições destacadas em universidades brasileiras e estrangeiras. Por seu interesse em educação,  introduziu métodos inovadores no ensino prático de bioquímica, além de coordenar e participar de atividades de melhoria do ensino básico de ciências. É orientador e membro do Comitê Gestor do ProfBio – Mestrado Profissional em Ensino de Biologia. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia e liderou a criação do Curso de Doutoramento em Bioinformática, do qual foi o primeiro coordenador, ambos na UFMG.  Coordenou a criação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG, do qual foi o primeiro presidente.