O presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o presidente da SBPC, Ildeu Moreira, assinaram carta enviada ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, na qual apontam que a Portaria nº 2.227, de 31 de dezembro de 2019, que dispõe sobre os procedimentos para afastamento da sede e do país e concessão de diárias e passagens em viagens nacionais e internacionais, a serviço, no âmbito do Ministério da Educação, acarreta um risco iminente para missões bilaterais e grandes colaborações internacionais, nas quais o país tem tido grande destaque.

“A limitação de participação de, no máximo, dois servidores em feiras, fóruns, seminários, congressos, simpósios, grupos de trabalho e outros eventos no país, e de um representante para eventos no exterior, por unidade, órgão singular ou entidade vinculada, não se adequa à
realidade do papel da universidade e das instituições de ensino, pesquisa, extensão, tecnológicas e de inovação no mundo globalizado”, diz a nota.

O documento reforça a visão mundial de que o compartilhamento de conhecimento e informação tem o poder de transformar economias
e sociedades. “A Portaria do MEC inibe a interação entre os pesquisadores brasileiros, prejudica a internacionalização e o protagonismo da ciência e da tecnologia nacionais. Urge revisá-la.”

Leia a carta na íntegra.

Leia a matéria da Folha de S. Paulo sobre o tema, publicada em 24/1.