Foto: Micah B. Rubin/Nature

Principal revista científica multidisciplinar do mundo, a Nature publica anualmente uma lista de dez pessoas que foram importantes para a ciência no ano. Os escolhidos podem ter conseguido descobertas surpreendentes, chamar a atenção para questões cruciais ou até ganhar notoriedade por ações controversas. A Nature’s 10 destaca indivíduos que tiveram um papel em alguns dos momentos mais significativos do ano na ciência.

Liderando a edição de 2019, está o membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Ricardo Galvão. Intitulado pela revista como “defensor da ciência”, o físico foi reconhecido por ter enfrentado as críticas do Presidente Jair Bolsonaro ao trabalho realizado pelo INPE, após a divulgação de um relatório que apontou para um forte aumento no desmatamento da Amazônia. Na mesma ocasião, o Presidente da República acusou ainda os cientista do instituto de estarem mentindo sobre os dados e sugeriu que Galvão atuava em parceria com ambientalistas.

Em resposta, o então diretor do INPE defendeu os cientistas e acusou o Presidente de covardia, e convocou uma reunião frente a frente. Duas semanas depois, foi exonerado do cargo. A reportagem da Nature traz o depoimento do Acadêmico Paulo Artaxo, físico atmosférico e colega de Galvão na Universidade de São Paulo (USP), onde leciona atualmente: “Ele perdeu o emprego porque assumiu uma posição muito clara e forte em defesa da ciência – e contra o autoritarismo”.

Segundo a revista, foi depois de receber mensagens de colegas cientistas agradecendo-o por se manifestar, no entanto, que o Acadêmico percebeu que tem a responsabilidade de continuar advogando em nome da ciência – e dos cientistas – diante da pressão política. “Sou apenas um velho humilde que trabalha em física”, diz Galvão. “Mas eu decidi continuar por esse motivo.”

Leia o texto na íntegra aqui: https://www.nature.com/immersive/d41586-019-03749-0/index.html#natures-10-description