Imagem: Um dos mais importantes cientistas do Brasil, o Prof. Oswaldo Luiz Alves tem destacada colaboração com a UFC (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal do Ceará realizou, em 13/8, às 17h, em solenidade no Auditório Antônio Martins Filho, da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica), em Fortaleza, a entrega do título de Professor Honoris Causa ao docente e pesquisador Oswaldo Luiz Alves, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em São Paulo. A homenagem é um reconhecimento “à sua notável contribuição para o progresso da ciência, em especial por sua colaboração científica profícua com o Programa de Pós-Graduação em Física da UFC“, justifica a resolução do Conselho Universitário (Consuni), assinada pelo reitor da UFC, Henry Campos, em 17 de dezembro do ano passado.

A proposta de concessão do título foi apresentada à administração superior pelos professores Antonio Gomes de Souza Filho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, e Simone da Silveira Sá Borges, pró-reitora-adjunta de Graduação. Na exposição feita por eles em defesa do Prof. Oswaldo Alves, foi destacada a ligação dele com o grupo de Espectroscopia Raman, da Pós-Graduação em Física da UFC. No Consuni, o relator da propositura foi o Prof. Vicente de Paulo Teixeira Pinto, do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral.

“A conjunção entre a expertise do grupo de pesquisa do Prof. Oswaldo, na síntese e funcionalização de materiais, com a experiência em espectroscopia Raman do grupo da UFC resultou em 50 artigos científicos, publicados nas mais relevantes revistas internacionais da área de química do estado sólido e de nanociências. Esse número expressivo de citações desses trabalhos serviu de fomento para dar maior visibilidade à UFC nos rankings internacionais que avaliam essa dimensão”, explicaram.

As relações também foram importantes para maior qualificação de recursos humanos, “a interação entre os dois grupos de pesquisa possibilitou a mobilidade de pessoal da UFC para a Unicamp para realizar estágio pós-doutoral, doutorados e mestrados-sanduíche, contabilizando duas gerações envolvidas nesse fluxo de pessoal e totalizando mais de uma dezena de beneficiados diretos dessa colaboração”.

O homenageado

Considerado um dos mais importantes cientistas do Brasil, Oswaldo Luiz Alves é professor titular do Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da UNICAMP e fundador e coordenador científico do Laboratório de Química do Estado Sólido (LQES) da mesma universidade. É doutor em Ciências (1977) pela UNICAMP trabalhando com aplicação da espectroscopia vibracional (Raman e IV) em complexos moleculares. Realizou o estágio pós-doutoral no LASIR-CNRS, na França (1979-1981), na área de espectroscopia Raman ressonante de sistemas contendo ligação metal-metal.

Com destacada produção científica e tecnológica, sua trajetória é marcada por forte atuação na elaboração de políticas científicas em diferentes setores da sociedade, como reforçaram os autores da proposta para concessão do título. Entre tantos feitos em seu currículo estão: coordenou o Projeto de Prospecção em Nanociência e Nanotecnologia do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE (2004-2006); foi membro do Conselho do Programa Apoio a Aquisição de Periódicos (PAAP); participou do Portal de Periódicos da Capes (2006-2010); foi consultor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para a Área de Nanotecnologia (2007-2015); foi consultor do Conselho Científico da Apae de São Paulo (2010-2016); é membro do Comitê Consultivo para a Área de Nanotecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) desde 2011 e foi membro do Conselho Científico do Instituto Serrapilheira (2017). Atualmente, ocupa a Vice-Presidência Regional São Paulo da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Ele também recebeu diversos prêmios e honrarias nacionais e internacionais, como a Comenda Nacional do Mérito Científico do Governo Brasileiro (Comendador e Grã-Cruz); a Medalha Simão Mathias da Sociedade Brasileira de Química (SBQ); o Prêmio Fritz Feigl do Conselho Regional de Química (CRQ) da 4ª Região; o Prêmio Abiquim de Tecnologia – categoria Pesquisador; o Prêmio Inventores Unicamp 2009 (Tecnologia Licenciada); o Prêmio Inventores Unicamp2011, 2017 e 2018 (Tecnologia Absorvida pelo Mercado); Fellow of The World Academy of Sciences (TWAS), em 2014, e Fellow of Royal Society of Chemistry (FRSC), em 2017, entre outros.