Representantes da comunidade científica brasileira se reuniram em 6 de dezembro com o ministro indicado da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, em Brasília. O encontro, que previa apenas a presença do futuro ministro, contou também com a participação do Presidente eleito Jair Bolsonaro.

Estavam presentes o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, o vice-presidente da ABC, João Fernando Gomes de Oliveira, o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira e a presidente emérita da SBPC, Helena Nader.

Durante a reunião, Bolsonaro destacou que a ciência é prioridade em seu governo. “Nossa economia vai ‘rodar’ em cima do trabalho dos senhores”, assegurou aos cientistas presentes.

Ildeu Moreira comentou que o encontro foi produtivo e avançou por meio de um diálogo aberto e objetivo. Foram colocadas em pauta as principais questões científicas para o desenvolvimento sustentável no Brasil.

O vice-presidente da ABC relatou: “Ficamos muito animados com a possibilidade de poder ajudar mais no desenvolvimento do Brasil com ciência e inovação.”

Luiz Davidovich, presidente da ABC, acrescentou que os cientistas ficaram felizes com a notícia de que a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) não será absorvida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O presidente eleito Jair Bolsonaro reunido com representantes da comunidade científica. À sua esquerda, o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e à direita, o ministro indicado, Marcos Pontes. (Foto: Divulgação/Assessoria da Transição).