Saiu a lista dos estudantes selecionados para o Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (APLeão 2019).

O programa APLeão foi criado pela Academia Brasileira de Ciências em 1994 e realizado até 2004 nesta primeira edição, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi reeditado em 2017, com uma primeira rodada coordenada pelo Acadêmico Wanderley de Souza. Em 2018 e 2019 foi coordenado pelos Acadêmicos Guilherme Suarez-Kurtz e Flávia Lima Ribeiro Gomes, e patrocinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para 2019, o Grupo Folha tornou-se um dos patrocinadores do programa.

O programa se destina a estimular vocações científicas na comunidade universitária. A escolha do nome do professor Aristides Pacheco Leão para este programa representa justa homenagem da ABC a seu Presidente Emérito, eminente neurofisiologista.

O objetivo principal do programa é criar mecanismos que permitam a universitários vocacionados para a atividade científica estagiar em laboratórios dirigidos por membros titulares da ABC, com linhas de pesquisa definidas e reconhecidamente produtivas.

Os estágios de treinamento são realizados durante o período das férias acadêmicas de verão (15 de janeiro a 28 de fevereiro de 2019), em regime de tempo integral. A continuidade do trabalho iniciado durante o estágio inicial é aspecto importante do programa e deve ser estimulada após o retorno dos universitários às suas instituições de origem.

Os recursos financeiros do Programa provêm de auxílio concedido pela Capes e Grupo Folha à ABC, na forma de uma bolsa no valor de R$ 4.480,00 e passagens de ida e volta entre as instituições de origem dos universitários e os laboratórios dos Acadêmicos. A ABC não providencia acomodação, transporte ou alimentação para os estagiários.

Os recursos disponíveis para o programa permitem acolher até 32 (trinta e dois) universitários do país nos laboratórios participantes do programa nas áreas de ciências biológicas, biomédicas e da saúde.

O programa é oferecido a estudantes de graduação matriculados em instituições de ensino superior do país, com exceção de instituições com sede nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os alunos selecionados na edição de 2018 não poderão se inscrever na edição de 2019.

Ao final do estágio, cada estudante deverá enviar ao orientador um relatório circunstanciado (máximo de 3 laudas) de suas atividades durante o período de estágio, que será avaliado pelo orientador e enviado por ele à Academia Brasileira de Ciências.