logo_idl.jpgPesquisadores, estudantes, entusiastas da ciência, executivos da indústria, diplomatas e gestores públicos estarão reunidos na França, no dia 16 de maio, em evento de inauguração do primeiro Dia Internacional da Luz, a ser realizado na sede da Unesco em Paris. O encontro visa conscientizar para os impactos da luz na sociedade moderna e discutir como os avanços da ciência e da tecnologia na área energética podem ajudar na melhoria da educação e no desenvolvimento sustentável.
Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich estará presente às atividades, que incluem palestras, simpósio e mesas-redondas. Entre os renomados especialistas que estarão presentes também ao encontro estão os prêmios-Nobel Claude Cohen-Tannoudji (membro correspondente da ABC) e Kip Thorne; a cientista ganhadora do L’Oréal UNESCO for Women in Science, María Teresa Ruiz; o presidente da Associação Internacional de Designers de Iluminação, Victor Palacio; a presidente da Comissão Internacional de Ótica, Roberta Ramponi; o professor emérito de Engenharia Biomética, Tuan Vo Dinh; o diretor Relações Internacionais do Cern, Charlotte Warakaulle; o assessor-chefe de Ciência do primeiro ministro da Nova Zelândia, Peter Gluckman; diretor executivo do Conselho Internacional para Ciência, Heide Hackmann; e o chefe de assuntos públicos globais e governamentais da empresa Philips, Harry Verhaar.
O Dia Internacional da Luz é uma iniciativa mundial que coloca na agenda anual de debates a importância do papel da luz na ciência, cultura, arte, educação e desenvolvimento sustentável, além de campos diversos do conhecimento, como a medicina, as comunicações e a própria energia. Diversas atividades estão programadas para acontecer em todo o mundo e que visam gerar uma reflexão sobre como a ciência, a tecnologia, a arte e a cultura podem ajudar a humanidade a alcançar os objetivos globais da Unesco: educação, igualdade e paz.