Brasil obtém melhor desempenho em participações na Olimpíada Internacional de Física

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Estudantes brasileiros conquistaram cinco medalhas na Olimpíada Internacional de Física (IPhO, na sigla em inglês) realizada este ano em Zurich, na Suíça entre os dias 10 e 17 de julho com a participação de 87 países.
A equipe brasileira, composta pelos estudantes Thiago Ross White Bergamaschi (SP), Henrique Corato Zanarella (SP), Italo Rennan Lima Silva (CE), Leonardo Almeida Lessa (DF) e Diogo Correia Neto (SP) conquistou uma medalha de ouro, uma medalha de prata, e três de bronze. A última vez que o Brasil conseguiu uma medalha de ouro foi em 2012, na ocasião a equipe nacional também trouxe quatro medalhas de bronze. A conquista deste ano foi a melhor participação Brasil na IPhO.
Preparação
A Sociedade Brasileira de Física (SBF) realiza anualmente a Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) em todo o território nacional. Após as competições, a SBF organiza um treinamento especial para cerca de 80 alunos que se destacam entre os mais de 250 mil inscritos, enviando cinco para a Olimpíada Internacional de Física e quatro para a Olimpíada Ibero-Americana de Física, patrocinando suas participações.
Em nota no site, a SBF parabenizou os professores que organizam as provas e participam do treinamento dos alunos, destacando os coordenadores Jose David Viana e Munemasa Machida.
Errata: a matéria “Estudante brasileiro ganha medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Física”, publicada no dia 21 de julho em nosso site, referia-se à participação brasileira na IphO em 2011.