Após o sucesso da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na recém-inaugurada e inovadora Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro, os preparativos para a próxima edição já começaram. Dessa vez, o maior evento de divulgação científica da América Latina acontecerá em uma instituição histórica: A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que, em 2017, completa 90 anos.
Encerramento da 68ª Reunião Anual da SBPC
O tom do encerramento foi de comemoração. A 68ª Reunião Anual teve mais de 6 mil inscritos, sem contar os participantes que não se inscreveram, já que a entrada no evento é livre. Na SBPC Educação, uma novidade desta edição, que antecedeu o encontro e foi realizada nos dias 1º e 2 de julho na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), foram mais de 1.000 inscritos. Metade dos inscritos na 68ª Reunião Anual eram do estado da Bahia, mas o que chamou a atenção foi o fato de o Acre e Rondônia também terem tido inscrições expressivas.

O decano da UFSB, Carlos Caroso, coordenador da comissão executiva local, concordou. “Nossos colegas, professores, funcionários, estudantes reagiram com entusiasmo e se ofereceram para colaborar com a SBPC. Fizeram sugestões muito boas, assumiram a responsabilidade e deram conta. Foi uma tarefa grande, pois essa universidade tem pouco mais de 180 professores, e nesse campus, apenas 60, mas todos se envolveram.”
O evento também teve uma participação marcante da comunidade indígena, gerando, ao final das discussões nesse âmbito, a Carta de Porto Seguro. O documento traz 12 reivindicações dos indígenas, que terão apoio da SBPC e outras instituições e serão encaminhas a várias instâncias de autoridades. A Acadêmica Helena Nader, presidente da SBPC, agradeceu os representantes indígenas por proporcionarem um espaço para pensar, discutir e fazer propostas. “Temos que ter a mesma batalha com os quilombolas, populações ribeirinhas, quebradeiras de coco.”

Jaime Ramirez, reitor da UFMG, comentou que aceitar realizar a 69ª Reunião Anual da SBPC após o sucesso tão grande desta edição aumenta a responsabilidade que a universidade terá. “Só tenho a agradecer a confiança que o conselho nos concede, a honra e o privilégio de poder sediar novamente a SBPC no campus da UFMG, em Belo Horizonte. Como dizia um político e ex-aluno da UFMG, Minas Gerais são várias, muitas, diversas, e estar à frente de uma universidade que leva o nome do estado traz o dever de ter essa diversidade.”