pt_BR

Carolina Bhering de Araujo

Doutora em matemática pela Universidade de Princeton, no Estados Unidos, com pós-doutorado no Instituto de Pesquisas em Ciências Matemáticas de Berkeley, nos EUA. É pesquisadora do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e liderança científica nacional e internacional na área de geometria algébrica, com contribuições matemáticas fundamentais. Agregando técnicas de geometria birracional a folheações, introduziu a teoria das Folheações de Fano, abrindo caminho para uma nova frente de pesquisa em geometria algébrica.

Priscilla Christina Olsen

Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-doutorados pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e pela Universidade de Rockefeller, nos Estados Unidos, é professora permanente da Pós-Graduação em Imunologia e Inflamação e PGPós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e chefe do Laboratório de Estudos em Imunologia da UFRJ. Destaca-se em pesquisas na área de imunofarmacologia, com foco no estudo de terapias para doenças bacterianas, arboviroses e inflamatórias pulmonares alérgicas, com especial interesse no entendimento da resposta imunitária humoral contra flavivírus e bactérias MDR para descoberta de anticorpos monoclonais.

Paulo Cruz Terra

Ele é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde atua como Professor até os dias atuais, com pós-doutorado pela Universidade de Bonn, na Alemanha. Suas pesquisas englobam os seguintes temas: história do trabalho, história do Rio de Janeiro e história do transporte.

Joana Portugal Pereira

Doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade de Tóquio, no Japão, realizou pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com atuação na área de inovação tecnológica de baixo carbono, com ênfase em Bioenergia. Ela é Professora Adjunta da UFRJ e suas pesquisas se desenvolvem na extensão sobre avaliação ambiental e planejamento energético, com participação em projetos internacionais apoiados por instituições estrangeiras e nacionais

Francisco Thiago Sacramento Aragão

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua pesquisa foca em ensaios e modelagem de materiais de pavimentação e na implementação de características dos materiais em modelos mecanísticos de projeto e análise de pavimentos. Tem interesse nos seguintes tópicos: sustentabilidade na pavimentação asfáltica, caracterização avançada de materiais asfálticos, reologia de ligantes asfálticos, comportamento mecânico de misturas asfálticas, teoria da viscoelasticidade, modelagem microestrutural e em multiescala, mecânica da fratura e método dos elementos finitos.

Adriana Bastos Carvalho

Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-doutorados pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e pela Universidade de Rockefeller (EUA), é professora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ). Destaca-se em pesquisas na área de imunofarmacologia, com foco no estudo de terapias para doenças bacterianas, arboviroses e inflamatórias pulmonares alérgicas, com especial interesse no entendimento da resposta imunitária humoral contra flavivírus e bactérias MDR para descoberta de anticorpos monoclonais.

Segen Farid Estefen

Doutor em engenharia civil, pelo Imperial College London – South Kensington Campus, ICL, Inglaterra com pós-doutorado em engenharia naval e ocêanica pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU, sigla em inglês), na Noruega. É professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem contribuições científicas e tecnológicas relevantes referentes ao oceano, tendo sido pioneiro na engenharia submarina no Brasil. Em 2001 estabeleceu o Grupo de Energia Renovável no Oceano (GERO), responsável pela instalação do primeiro conversor de energia de ondas no país.

Rodrigo Barbosa Capaz

Doutor em física pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, com pós-doutorado na Universidade da California, nos Estados Unidos e na Universidade Federal do Rio De Janeiro (UFRJ). É professor titular da UFRJ. É uma das mais importantes lideranças na física da matéria condensada do Brasil. Desenvolve pesquisas em propriedades eletrônicas, estruturais e magnéticas de materiais, com contribuições importantes no entendimento de estruturas de nanotubos de carbono e grafeno.

teste