Doutor em Geoquímica e Petrologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), atualmente é pesquisador adjunto no grupo de Geologia Ambiental do Instituto Tecnológico Vale (ITV), em Belém.
Destaca-se em pesquisas nas áreas de Geoquímica Ambiental, Mapeamento Geoquímico, Determinação de Background Geoquímico, Prospecção Geoquímica, Estatística Aplicada, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.
Doutora em Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA), onde também realizou pós-doutorado, é professora adjunta da mesma instituição, desenvolvendo pesquisas nas áreas de Relatividade Geral, Teoria Quântica de Campos e objetos compactos, como buracos negros e estrelas de nêutrons.
Seu trabalho contribui para a compreensão da interação entre gravitação e física quântica, abordando questões fundamentais da astrofísica teórica e da cosmologia.
Doutor em Botânica pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), onde também realizou pós-doutorado e, atualmente, é pesquisador.
Suas pesquisas abrangem ecologia, monitoramento e uso sustentável de áreas úmidas, com foco em florística, fitossociologia, fenologia, etnobotânica e taxonomia. Especializou-se nas formações vegetais de areia branca (campinarana) da Amazônia, concentrando grande parte de seus estudos nesse ecossistema.
Profa. Reis é doutora em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), onde também realizou pós-doutorado. Além disso, concluiu um pós-doutorado na Universidade de Oxford, na Inglaterra, e é professora da Universidade Federal do Acre e do Programa de Pós-Graduação da UNEMAT.
Suas pesquisas concentram-se na ecologia da vegetação, com ênfase na estrutura e dinâmica de formações florestais e savânicas, além dos efeitos dos distúrbios causados pelo fogo sobre as fitofisionomias do Cerrado. Também investiga o impacto do clima, da fragmentação de habitats e da infestação por lianas na estrutura das florestas na borda sul da Amazônia.
Doutor em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), onde também realizou um estágio de pós-doutorado, seguido por outro no Karlsruhe Institute of Technology, na Alemanha. Atualmente, é pesquisador de pós-doutorado no INPA.
Sua pesquisa concentra-se nas áreas de Botânica e Ecologia, com ênfase na ecologia de ecossistemas alagáveis, na ecologia de comunidades florestais e na ecologia de plantas epífitas vasculares. Investiga as interações entre o ambiente, as árvores e as comunidades epifíticas, além de estabelecer parcerias com comunidades locais, incluindo povos indígenas e ribeirinhos, para o monitoramento de mudanças ambientais e seus impactos.
Doutora em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), com pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente ela é Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA). Desenvolve pesquisa na área de materiais compósitos reforçados com fibras naturais da Amazônia e resíduos agroflorestais, contribuindo para o desenvolvimento de novas aplicações das fibras e dos resíduos, bem como para a valoração desses materiais e consolidação da Bioeconomia no estado do Pará.
Doutora em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Atualmente ela é Professora Titular da Universidade Federal do Acre (UFAC). Desenvolve pesquisas sobre relações e interrelações entre uso da terra, desmatamento, invasão de florestas por bambu, queimadas, incêndios florestais e qualidade do ar na Amazônia Sul Ocidental.
Doutor em Ciência e Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), possui pós-doutorado na mesma instituição. Atualmente ele é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA). Desenvolve pesquisas no estudo do escoamento em meios porosos, incluindo a caracterização de fluidos, caracterização de meios porosos (petrofísica e imageamento por microtomografia computadorizada de raios X, microCT) e escoamento reativo e não reativo, com a abordagem experimental e de simulação numérica.