Crestina Susi Consorti, do Instituto de Química da UFRGS, contemplada com a Menção Honrosa 2008, não pode comparecer por estar comprometida com um congresso em Brasília. Nascida em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 1974, Crestina bacharelou-se em Química pela UFRGS, concluiu mestrado e doutorado na mesma área, respectivamente na Unesp e na UFRGS. Em 2006, cursou pós-doutorado pela Friedrich-Alexander Universität, na Alemanha, com bolsa da Alexander von Humboldt Foundation.

Atualmente, trabalha no Instituto de Química da UFRGS, no Departamento de Química Orgânica. Recebeu a Menção Honrosa 2008 do Programa Para Mulheres na Ciência pelo projeto de pesquisa Isomerização de Óleos Vegetais Usando Complexos Ionofílicos: Desenvolvimento de Novos Protocolos para a Recuperação e Reutilização do Catalisador.

O foco do projeto de Crestina é desenvolver novos protocolos mais eficientes para a obtenção de ácidos linoleicos conjugados (CLAS), que têm enorme potencial para aplicações terapêuticas, farmacológicas e nutricionais. Algumas de suas funções são regular a produção de insulina, aumentar respostas imunológicas, diminuir a taxa de gordura corporal, prevenir aterosclerose e, principalmente, atuar na prevenção e regressão de tumores malignos de mama, estômago, cólon e próstata.