A Dra. Lucia Codognoto cursou a graduação e o mestrado em Química na Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutorou-se em Materiais Eletroquímicos e Métodos Eletroanalíticos no Instituto de Química de São Carlos, da USP, e completou sua formação com um pós-doutorado no Instituto de Química da Unicamp. Atualmente é d ocente titular dos cursos de graduação da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) nas disciplinas Química Geral, Química Analítica e outras relacionadas.

Nascida em Santa Isabel do Ivaí, no interior do Paraná, e criada na cidade de Maringá, no mesmo Estado, essa jovem pesquisadora de 33 anos descobriu na faculdade a sua maior vocação. “No colégio, sempre me interessei pelas disciplinas da área de ciências, tanto que no vestibular optei pelo curso de Química, com o intuito de tornar-me professora. Entretanto, foi quando comecei a atuar nos laboratórios que me encantei por aquele novo universo. No final da graduação, já sabia que, além da docência,seguiria o caminho da pesquisa”, declarou.

Sua pesquisa trabalha no desenvolvimento de um método de análise específico para a cumarina, substância com ação antiinflamatória presente na composição de algumas plantas medicinais como o guaco e a arnica e na composição de medicamentos com ação antitrombótica. “O sistema de análise por injeção em fluxo (FIA) com detecção fluorimétrica permitirá a identificação e o manuseio da cumarina com mais rapidez, precisão e a baixos custos”, explicou.

Com a bolsa-auxílio da L’Oréal, pretende melhorar a infra-estrutura do laboratório, através da aquisição de novos equipamentos e materiais. “Este prêmio é de grande importância para as cientistas mulheres, sobretudo as mais jovens, pois no começo da carreira é muito difícil conseguir recursos”, diz.

Casada há quase sete anos, a Dra. Lucia Codognoto preserva os fins de semana, não levando trabalho para casa. “Adoro viajar”, concluiu a pesquisadora.