A Academia Brasileira de Ciências estará promovendo um curso de formação de formadores do Programa ABC na Educação Científica, no período de 23 a 29/3, para professores de dez países da América Latina. Este curso tem por objetivo capacitar os participantes no uso de materiais desenvolvidos pelo programa brasileiro. Ao regressarem a seus países, os participantes replicarão a formação recebida, capacitando novos formadores no uso deste material em seus programas nacionais. O primeiro dia do curso será realizado na sede da Academia e os demais no Museu de Ciências da Terra do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), na Urca.

Esta atividade se insere n o âmbito do Programa de Educação Científica da Rede InterAmericana de Academias de Ciências (IANAS, na sigla em inglês), com o apoio da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Petrobras. O Programa ABC na Educação Científica desenvolveu três módulos – Planeta Terra e Planeta Água; Água e Saúde Humana; e Diagnóstico Ambiental -, que serão utilizados por programas de educação científica de Academias de Ciências de dez países da América Latina. Estes módulos serão apresentados aos professores num treinamento dentro da metodologia do Programa. Ao final do treinamento, cada participante receberá um protótipo do módulo para levar para seu país.

Os países selecionados para participar do curso são Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Guatemala, Panamá, Peru e Venezuela. Os participantes têm o compromisso de reproduzir o curso em seus países. O evento é financiado pela Organização dos Estados Americanos (OEA), Petrobras e Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).