Andrea de Camargo e Marco Antônio Zago, diretor da ABC e presidente do CNPq A Dra. Andrea de Camargo foi premiada por seus estudos espectroscópicos de sólidos com propriedades ópticas e magneto-ópticas. Bacharel em Química e Mestre em Química Inorgânica pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), a cientista cursou doutorado em Física Aplicada no Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo (IFSC/USP), onde atualmente é docente e pesquisadora do Grupo de Ressonância Magnética, Espectroscopia e Magnetismo do Departamento de Física Aplicada da mesma instituição. Obteve o pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos.

Paulista de Araraquara, a cientista de 33 anos interessou-se pela ciência ainda criança, através do contato com insetos e plantas. Mais tarde, inspirada por uma professora de Química, decidiu prestar vestibular para aquele curso. De lá para cá, já são mais de 13 anos dedicados à formação acadêmica e à prática científica. “Fazer ciência é um caminho bastante árduo, com muito, muito trabalho e nem sempre com os resultados esperados. Por isso, este prêmio da L’Oréal representa um enorme incentivo à continuidade da minha carreira. Certamente, irá abrir-me muitas portas”, disse Andrea. “Estou muito feliz e emocionada de estar aqui hoje. Gostaria de agradecer a L’Oréal, a ABC e a Unesco pelo prêmio e também dedicá-lo às pessoas que acompanham minha trajetória e que colaboram para o desenvolvimento da minha carreira científica”, disse a pesquisadora ao receber o prêmio.

Seu trabalho de pesquisa investiga materiais que poderão futuramente ser aplicados em lasers e outros dispositivos ópticos. “Os resultados da pesquisa irão contribuir para melhorar a formação dos profissionais brasileiros, assim como para a expansão da indústria tecnológica nacional, que ainda não é competitiva na produção desses materiais”, diz.