Atualmente Professora Adjunta no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular do Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), além de docente dos cursos de pós-graduação em Bioquímica e graduação em Odontologia e Medicina da mesma instituição, a Dra. Glaucia Martinez cursou a graduação em Química, o doutorado e o pós-doutorado em Bioquímica na Universidade de São Paulo (USP).

Nascida e criada na cidade de São Paulo, a pesquisadora tem somente 30 anos, sendo a mais nova das sete bolsistas. Seu interesse pela ciência foi despertado nas primeiras aulas de Física e Química do ensino médio, mas foi a grande admiração pela cientista polonesa Marie Curie que a levou definitivamente para o caminho acadêmico.

Segundo ela, o prêmio oferecido pela L’Oréal é um grande incentivo no início da carreira. “Acredito que ele proporcionará um ganho na qualidade da pesquisa assim como prestígio junto à comunidade científica, tendo em vista que a seleçãocontou com um júri de alto gabarito como os membros da Academia Brasileira de Ciências”, afirmou.

Em seu discurso de agradecimento, a Dra. Gláucia disse que para ela ” fazer ciência é criar e superar desafios. É buscar respostas que contribuam com o conhecimento. O projeto proposto é mais um desafio em nossas vidas”, concluiu.

Sua pesquisa investiga como os flavonóides, um composto de origem animal, podem interferir no processo de oxidação do DNA através da melanina, pigmento natural da pele, quando exposta aos raios UV. “Os resultados desse estudo podem servir para a medicina, na prevenção e no tratamento de tumores de pele, e para a indústria cosmética, no desenvolvimento de novos produtos”, explica.

Casada há cinco anos, a Dra. Glaucia Martinez tem no marido um de seus maiores incentivadores. “Ele sempre compreendeu a dedicação que meu trabalho exige e nunca deixou de me apoiar.”