Graduada em Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde hoje é Professora Adjunta, com mestrado e doutorado em Física na Universidade Federal Fluminense (UFF), um pós-doutorado na University of Notre Dame, nos Estados Unidos, e outro na UFRJ, a Dra.Tatiana Rappoport foi uma das premiadas deste ano, após ter recebido a Menção Honrosa em 2006.

“Até o ano passado eu fazia um pós-doutorado no Instituto de Física da UFRJ. Exatamente na época da divulgação do resultado do prêmio, surgiu um concurso para professor da UFRJ e resolvi me dedicar à preparação para as provas. No final do ano veio o resultado e tornei-me professora do Instituto de Física. Acho que a visibilidade que ganhei com a menção honrosa e o peso do prêmio no currículo ajudaram nessa empreitada”.

Nascida em Buenos Aires, na Argentina, Tatiana mudou-se aos dois anos de idade com os pais para São Paulo. Hoje, aos 33, vive no Rio de Janeiro. Quando criança queria ser engenheira genética, mas na adolescência, por influência de um professor que admirava, decidiu-se pela Física. Para a pesquisadora, ser uma das vencedoras do Programa de Bolsas promovido pela L’Oréal é mais do que um reconhecimento da qualidade do seu projeto de pesquisa: “Por ser um prêmio para jovens cientistas, é uma grande responsabilidade, que nos incentiva a crescer ainda mais”, diz.

Sua pesquisa está focada na área da Spintrônica, ou seja, eletrônica com spin, sendo o spin uma outra propriedade do elétron. “No futuro, o desenvolvimento da Spintrônica permitirá a fabricação de chips e computadores mais eficientes, com mais capacidade de processamento e, o melhor, com menos consumo de energia”, explica.

Especializada em Física teórica, Tatiana conta que atualmente está mais envolvida em projetos experimentais do que teóricos. Com alguns colaboradores do Instituto de Física da UFRJ, como Marcelo Sant’anna, Elis Sinnecker e Mauricio Pires e outros da University of Notre Dame, ela está trabalhando com semicondutores magnéticos. “Os semicondutores magnéticos são uma nova categoria de materiais usados na indústria de eletrônicos que tem características magnéticas também. Estamos vendo como esses semicondutores se comportam quando irradiados com prótons (pequenas partículas que constituem os átomos)”, contou a pesquisadora a Notícias da ABC.

Casada com um físico e sem filhos ainda, a Dra. Tatiana Rappoport tem uma vida bastante agitada. “Admito que com o passar dos anos estou me tornando cada vez mais workaholic, mas no meu tempo livre não abro mão de encontrar meus amigos, que por sinal trabalham em áreas bem diferentes da minha”.