pt_BR

Marc Van Montagu

Mestre em Química Orgânica (1955) e PhD em Química Orgânica/ Bioquímica (1965) pela Universidade Ghent – UGent. É professor emérito da UGent. Fundador e presidente do Conselho do IPBO/UGent; Assessor do Instituto de Pesquisa de Ciências da Vida – VIB, Ghent, Bélgica; membro do Conselho de Assessoria Científica do Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia (ICGEB), Trieste, Itália; membro da Programação Conjunta de Agricultura de Segurança Alimentar e Mudanças Climáticas (FACCE-JPI); membro do Conselho Consultivo, EU; presidente do Conselho Consultivo Científico da
Futuragene; presidente da Federação Europeia de Biotecnologia (EFB), Barcelona, Espanha; presidente da Associação de Biotecnologia Black Sea (BSBA); presidente da Iniciativa de Pesquisa Pública e Regulação (PRRI), Bélgica. Distinções: Barão, título concedido pelo Rei Baudouin I, da Bélgica (1990); Associado Estrangeiro, NAS (1986). Participações: Academia Real de Ciências da Bélgica (1987); Academia Europea (1989); Academia de Agricultura da Rússia (1991); Academia Americana de Microbiologia (1999). Prêmios: Japan Prize (Japão), 1998; The World Food Prize (2013).

André Goffeau

André Goffeau (26 de janeiro de 1935 — 2 de abril de 2018) foi um engenheiro agrônomo belga. Em 1956, Goffeau formou-se em Engenharia Agrícola pela Universidade Católica de Louvain (UCL). Em 1964, recebeu o título de doutorado em botânica pela mesma instituição. Ele permaneceu na UCL por toda a sua carreira. Durante sua carreira científica, concentrou-se no estudo das proteínas de membrana de levedura e os transportadores ABC . Ele ficou famoso por ter sido pioneiro no seqüenciamento genômico, chefiando o grupo que realizou o primeiro seqüenciamento de um organismo eucariótico inteiro, a levedura Saccharomyces cerevisiae.

teste