pt_BR
Ciências da Engenharia | Ex-Afiliado

Raquel Cardoso de Melo Minardi

(Raquel de Melo-Minardi )

16/02/1982
Brasileira
01/01/2019

Graduou-se em ciência da computação (2004) e obteve o doutorado em bioinformática (2008) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Fez estágio de pós-doutoramento no Genoscope da Comissão de Energia Atômica e Energias Alternativas da França (2009). É professora do Departamento de Ciência da Computação da UFMG.

Atua no desenvolvimento de modelos, algoritmos, visualizações de dados e ferramentas computacionais para bioinformática e biologia computacional. Suas principais áreas de interesse em bioinformática envolvem biologia estrutural, predição funcional, interações proteína-proteína e proteína-ligantes e o processo de reconhecimento molecular, previsão do impacto de mutações em proteínas e engenharia de proteínas. Na computação, suas pesquisas envolvem principalmente as áreas de mineração de dados, computação evolucionária, grafos e redes complexas e visualização de dados.

Recebeu prêmio de Melhor Tese do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática, Menção Honrosa no Grande Prêmio UFMG de Teses na Área de Ciências Biológicas pela coorientação de aluno de doutorado (2013) e melhor artigo no XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC) em 2016.