pt_BR
Ciências Biomédicas | Ex-Afiliado

Rafael Cypriano Dutra

(Dutra, R.C)

04/10/1982
Brasileira
01/01/2019

Graduado como farmacêutico e bioquímico (2007), e mestre em ciências biológicas/genética e biotecnologia (2008) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Obteve o doutorado em farmacologia (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com período sanduíche na Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina (2010). Pós-doutor em Saúde pela UFJF (2017).

Suas pesquisas têm foco na compreensão dos mecanismos imunológicos, neurobiológicos, moleculares e bioquímicos das doenças autoimunes ou imunomediadas – como esclerose múltipla, dermatite atópica, fibromialgia e síndrome da dor complexa regional tipo-1 – através de diferentes modelos experimentais. Seu grupo atua na identificação de novos alvos terapêuticos de interesse clínico, na descoberta de substâncias sintéticas e/ou naturais farmacologicamente eficazes no tratamento destas e outras doenças; e na avaliação dos efeitos imunomoduladores, analgésicos e neuroprotetores de diferentes ferramentas farmacológicas, como moléculas naturais, e não farmacológicas, como exercício físico.

Recebeu diversos prêmios, dentre os quais se destacam o prêmio do Programa Sinapse de Inovação: 100 Melhores Ideias da Fapesc 2018; segundo colocado da América Latina no Infomatrix Brasil 2018, na categoria de divulgação científica; prêmio de Melhor Trabalho apresentado no VI Congresso Sul Brasileiro de Dor, da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), em 2016; Prêmio Newton Lucchiari 2015 da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc, Criciúma).