Graduação em Medicina (1994) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Doutorado em Ciências – Fisiologia Humana (2003) pela Universidade de São Paulo. Especializou-se na área de neurociência cognitiva, com pós-doutorado (2007) na Seção de Neurociência Cognitiva, Instituto Nacional de Doenças Neurológicas e Derrame, que faz parte dos Institutos Nacionais de Saúde nos Estados Unidos.
Co-fundador e pesquisador do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino. Sua pesquisa foca as áreas de bases neurais do comportamento e cognição moral, neurociência & psicologia social, decodificação de estados emocionais, neurofeedback e comportamento anti-social, através de estudos clínicos em pacientes com distúrbios neuropsiquiátricos e experimentos de ressonância magnética funcional.
Em 2004 recebeu o prêmio NIH Research Fellowship Award da NIH Public Health Service.
[:en]Embora sendo filho de médicos, Jorge Moll não se identificava com a área a princípio, e seu caminho para a medicina se deu de forma incomum. No início da adolescência, passou a se interessar por temas relacionados à ficção científica e isso despertou sua curiosidade sobre fenômenos estranhos e paranormais, como a telepatia. “O terreno misterioso da mente e das ciências ‘ocultas’ me levaram à medicina, o campo que me daria mais subsídios e a melhor formação para estudar o cérebro”, relata. Em 1994, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), graduou-se em medicina e, lá mesmo, completou sua residência médica em neurologia, no ano de 1997. Em 2004, obteve o doutorado em ciências (fisiologia humana) pela Universidade de São Paulo (USP), e então se especializou em neurociência cognitiva, fazendo pós-doutorado na Seção de Neurociência Cognitiva dos Institutos Nacionais de AVC e Desordens Neurológicas (NIH, EUA, 2007). Suas pesquisas abordam áreas de comportamento e cognição moral, neurociência e psicologia social e emoções morais e comportamento antissocial, através de estudos clínicos em pacientes e uso de ressonância magnética funcional. Fundou a Unidade de Neurociência Cognitiva e Comportamental da Rede Labs-D’Or de Hospitais e é cofundador do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, ambos localizados no Rio de Janeiro. Em 2004, recebeu o NIH Research Fellowship Award.