pt_BR
Ciências Biológicas | Ex-Afiliado

Elizabeth Soares Fernandes

(ELIZABETH S.)

29/12/1975
Brasileira
01/01/2016

Graduação em Ciências Biológicas (1997) pela Universidade do Vale do Rio Doce (Univale), mestrado em Engenharia de Produção (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado (2005) em Farmacologia Autonômica também pela UFSC. Pós-doutorado na UFSC (2006) e pela King’s College de Londres, na Inglaterra (2008).

Pesquisadora do Instituto Pelé Pequeno Príncipe e faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade Pequeno Príncipe. É docente colaboradora da Universidade Federal do Maranhão no programa de Pós-Graduação da Rede BIONORTE – Regional Maranhão (Nível Doutorado) e pesquisadora colaboradora da Divisão Cardiovascular da Escola de Medicina do King’s College London. Sua linha de pesquisa inclui assuntos como a fisiologia dos receptores TRP e o papel desses receptores no estabelecimento e manutenção de diferentes patologias; a importância do estresse oxidativo e a inflamação em diferentes patologias; interação patógeno-hospedeiro, além da prospecção de bioprodutos.

Em 2021 passou a fazer parte do Conselho Consultivo da Sociedade Farmacológica Britânica. No mesmo ano, ficou entre os melhores 10.000 cientistas pelo Índice Científico Alper-Doger (AD Scientific Index, em inglês).