pt_BR
MEMBRO COLABORADOR

Davi Kopenawa Yanomami

(Davi Kopenawa)

18/02/1956
Brasileira
01/01/2021

Davi Kopenawa, principal liderança do povo Yanomami, é amplamente conhecido por sua defesa dos direitos dos povos indígenas e pela conservação da floresta amazônica, tendo uma importante atuação nos debates acerca do reconhecimento dos saberes indígenas para refletir e atuar sobre a crise ambiental e humana enfrentada pelo mundo contemporâneo. O registro antropológico das memórias Yanomami através das palavras de Kopenawa, em co-autoria como o antropólogo francês Bruce Albert, foi originalmente publicado em francês com o título La Chute du Ciel. A versão em inglês foi publicada pela Harvard University Press em 2013. Edições em italiano, alemão espanhol e português já foram publicadas ou estão em fase de publicação.

O reconhecimento de Kopenawa se traduz em uma série de prêmios e distinções que tem recebido ao longo de décadas. Dentre eles, estão o United Nations Global 500 Award, a Ordem do Rio Branco, a Ordem do Mérito Cultural do Brasil, a Menção Honrosa pelo júri do Prêmio Bartolomé de las Casas da Espanha, o convite para discursar no Parlamento do Reino Unido, personalidade convidada a assinar o Harvard Guest Book,e o Right Livelihood Award.

Os impactos de sua atuação na área dos direitos humanos e das políticas públicas direcionadas aos povos indígenas e na discussão ambiental são altamente expressivos, em âmbito nacional e internacional. Este diálogo de conhecimentos apregoado por Davi Kopenawa encontra eco no artigo “Science Must Embrace Traditional and Indigenous Knowldege to Solve Our Diversity Crisis”, publicado por Orgar e outros na prestigiosa revista One Earth de agosto de 2020, que enfatiza que “o saber tradicional e indígena tem preservado e restaurado de forma satisfatória a biodiversidade em todo o globo.

Kopenawa recebeu o título doutor honoris causa pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 2022.